Vigilância Sanitária garante segurança alimentar para participantes do 10° IGF

Por - em 660

Luís Sousa

 

foto.Ivomar Gomes Pereira (21)A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de cinco mil pessoas, incluindo funcionários governamentais, especialistas em políticas da Internet e representantes da sociedade civil, devam participar do 10° Fórum de Governança da Internet (IGF), que acontece até a próxima sexta-feira (13) em João Pessoa. Para garantir a qualidade e segurança da alimentação de todos estes participantes, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está fiscalizando e monitorando toda a alimentação que é servida no evento.

De acordo com a empresa responsável pelas refeições, durante o dia são oferecidos dois coffee breaks – um pela manhã e outro à tarde, e o almoço, totalizando cerca de três toneladas de comida servidas diariamente.

“Nós nos preocupamos com a segurança alimentar de todos os participantes do evento. Por isso, verificamos desde o preparo, passando pelo acondicionamento e a manipulação desses alimentos, de modo que nenhum participante venha a sofrer qualquer sequela da ordem da segurança alimentar”, ressaltou Alberto José, gerente da Vigilância Sanitária.foto.Ivomar Gomes Pereira (13)

Ainda de acordo com o gerente, a alimentação do evento é fornecida por única empresa, que passou por todos os processos de vistoria. “Nosso trabalho começou bem antes do início do fórum. Fiscalizamos o estabelecimento e verificamos que atende todas as exigências necessárias. Também verificamos a questão do transporte, uma vez que o alimento é produzido no buffet e trazido para o Centro de Convenções. Estava tudo dentro do que determina a Vigilância Sanitária. Agora, durante o Fórum, estamos fazendo o monitoramento no local do evento”, explicou.

Nas semanas que antecederam o 10° IGF, a Vigilância Sanitária também realizou ações de orientação e fiscalização em pontos turísticos, bares, restaurantes, pousadas e hotéis da Capital.

foto.Ivomar Gomes Pereira (3)(1)Assistência – Os participantes que precisam de assistência à saúde durante o Fórum estão contando com os serviços disponibilizados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A Rede Municipal de Saúde está ofertando atendimento em atenção básica, atenção especializada, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192), em plantão no evento com suporte médico e de primeiros socorros. Também há leitos reservados no Hospital Santa Isabel, Ortotrauma, Hospital do Valentina, Instituto Cândida Vargas, UPAs, Centro de Especialidades Odontológicas da Torre e na Unidade Básica de Saúde das Praias.

Imunização – Outra preocupação da SMS foi em relação à saúde daqueles que iriam trabalhar durante o evento. Uma equipe de Vigilância Epidemiológica vacinou mais de mil profissionais do trade turístico da Capital, que iriam ter contato direto com pessoas de mais de 130 países. A preocupação foi que em alguns desses países há a circulação de doenças que estão em controle no Brasil, como o sarampo.