Equipe do Cais Jaguaribe conscientiza usuários sobre o risco do diabetes

Por - em 624

Luís Sousa

 

Dando continuidade às atividades de conscientização dos usuários da Rede Municipal de Saúde sobre o diabetes, o Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe organizou, nesta segunda-feira (16), uma manhã para tirar dúvidas com uma médica endocrinologista.foto.Ivomar Gomes Pereira (143)

A atividade faz parte das comemorações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. “A médica conversou com os pacientes e explicou sobre a doença e como se cuidar. Vale destacar que o setor de diabetes do Cais Jaguaribe é referência no atendimento no município de João Pessoa”, explicou Ana de Lourdes Oliveira, coordenadora da Área Técnica de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns do diabetes são: vontade de urinar diversas vezes ao dia, fome frequente, sede constante e/ou perda de peso sem explicação. Ainda podem ocorrer fraquezas, mudanças de humor, náuseas e vômitos.

Serviços – Caso sinta alguns desse sintomas ou tenha casos de diabetes na família, o usuário pode procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa. João Pessoa conta com mais de 190 equipes distribuídas por toda a cidade. O diagnóstico do diabetes é dado pelo médico, por meio de exames.

Se a doença for confirmada, o usuário passa a ser acompanhado e avaliado por toda a equipe multiprofissional da USF em que é atendido e recebe medicamentos. Caso seja necessário, o paciente é encaminhado para serviços especializados da Rede Municipal de Saúde.