Sedes reúne entidades cadastradas no Banco de Alimentos e faz balanço das ações
Max Oliveira
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa se reuniu, na tarde desta sexta-feira (20), com entidades sociais beneficiadas pelo Banco de Alimentos para apresentar as ações desenvolvidas em 2015 e orientar as entidades para a importância da continuidade da iniciativa. A reunião aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
No encontro, foram apresentados números. Só em 2015, o Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa fez a doação de mais de 727 toneladas de comida, beneficiando 110 entidades que trabalham ou acolhem crianças, adolescentes, idosos e deficientes físicos, como entidades religiosas, hospitais e casas de câncer, seguimentos LGBT e associações em geral.
O número de beneficiados representa um total de 12.173 famílias, mais 6.358 pessoas entre instituições diversas. De acordo com a coordenadora do Banco de Alimentos, Mariângela Pinto, até o final do ano as doações de alimentos poderão superar a marca registrada em 2014, que foi de 749 toneladas. Mas ela faz um alerta sobre algumas recomendações que devem ser seguidas para que as entidades não deixem de receber os alimentos.
“São documentos necessários, como prestações de contas, período eleitoral da entidade, documentos atualizados, atualização cadastral e dados das famílias. Poderemos ampliar ainda mais o número de doações, caso mais entidades estejam com esses dados atualizados”, explicou.
Uma das entidades que recebe regularmente doações de alimentos é a Associação dos Moradores do Conjunto Sonho Meu, que fica localizada em Paratibe. São 277 famílias atendidas pelo Banco de Alimentos. “Importante destacar principalmente a qualidade dos alimentos, fato que as famílias sempre fazem questão de ressaltar quando são beneficiadas”, disse o presidente da Associação, Gilmar Silva, que esteve presente a reunião.
Banco de Alimentos – É uma ação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo arrecadar alimentos por meio da articulação do maior número possível de doadores, a fim de minimizar as necessidades básicas da população em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.