SMS intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Por - em 744

Thibério Sousa

D R T . R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue e zika. O trabalho está sendo desenvolvido pela Vigilância Ambiental e inclui ações como visita domiciliar dos agentes ambientais com orientações aos moradores, aplicação de larvicida e inseticida nos focos do mosquito e recolhimento de pneus em vários pontos da cidade.

“Elegemos como principal ação as atividades educativas porque, dessa forma, os agentes buscam incentivar a participação da população no combate ao mosquito e os cuidados necessários para evitar a reprodução do mesmo”, afirmou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental da SMS.

Ele explica que a visita domiciliar tem caráter educativo e resolutivo. “O agente, dentro do espaço do cidadão, pode mostrar os locais que podem servir de criadouro para o mosquito. Se encontrar depósito com a presença de larvas, ele fará a aplicação do larvicida”, disse.

Ainda de acordo com Nilton, o recolhimento de pneu nos terrenos é de extrema importância no combate ao Aedes aegypti, pois é um dos principais criadouros do mosquito. “É um trabalho que já desenvolvemos rotineiramente, mas neste momento precisamos fortalecer ainda mais”, disse.

Participação da população – O gerente da Vigilância Ambiental chama atenção para a participação da população no combate ao mosquito. “Não é apenas o inseticida que vai eliminar o mosquito, é fundamental o entendimento das pessoas sobre a mudança de atitudes, direcionar o descarte de forma correta ao invés de jogar nos quintais e terrenos baldios e evitar o acúmulo de água parada”, alertou Nilton.

Baixo índice de infestação – Só neste ano, a Vigilância Ambiental já recolheu mais de 90 mil pneus na cidade e mais de 300 mil casas foram dedetizadas, além de prédios e sucatas.

De acordo com o gerente do setor, as ações têm mostrado resultados positivos, pois o último Levantamento Rápido de Índices de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro,  apontou que o município de João Pessoa é considerado de baixo índice de infestação do mosquito. A cada 100 casas, apenas 0,3 apresentou risco de reprodução do mosquito.

Como combater o mosquito – Eliminar os focos de água parada é a melhor forma de se combater o Aedes Aegypti. É na água parada que o mosquito se reproduz, aumentando as chances de proliferação da dengue e da zika.

Alguns cuidados são muito importantes, a exemplo de manter bem tampado tonéis de água, manter caixa d’água sempre fechada com tampa adequada, entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana e remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.