Projeto #Tamojunto capacita professores para trabalhar nas escolas prevenção às drogas

Por - em 1007

Hellen Nascimento

 

Encerramento_Tamojunto_foto_julianasantos 086Professores e alunos das escolas municipais de João Pessoa se reuniram na tarde desta quarta-feira (25), na Estação Cabo Branco, Ciências, Cultura e Artes, para trocar experiências e avaliar os resultados obtidos neste ano na aplicação do programa #TamoJunto, que trabalha com a prevenção do uso de álcool e outras drogas nas escolas. A iniciativa, desenvolvida pelas Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e Saúde (SMS), capacitou 100 profissionais, que atuam como agentes multiplicadores.

De acordo com a secretaria da Sedec, Edilma Ferreira da Costa, a pasta vem investindo em projetos que dialogam com os jovens, falando a língua deles e os tornando protagonistas de todo processo de aprendizado. “Entendemos que o trabalho de prevenção ao uso de drogas e álcool, por consequência, também previne a violência. Daí a importância de criar estratégias que estimulem o diálogo dos jovens com seus amigos e principalmente com seus familiares. É primordial criar um canal para que os alunos possam se expressar e este projeto permitiu isso”, afirmou.

O programa foi trabalhado em 15 escolas da rede municipal e atingiu cerca de 1.200 alunos de 11 a 14 anos de idade, matriculados no 6°, 7° e 8° ano. A estudante Gabriela Dantas, 16 anos, da Escola Municipal Dom Helder Câmara, localizada no bairro do Valentina Figueiredo, afirmou que o projeto colaborou para criar um diálogo dela com seus pais. “Eu nunca havia falando sobre o assunto com meus pais e isso melhorou no convívio com minha família. Hoje em dia, eu e meus amigos também debatemos, trocamos ideias e isso tem sido muito legal”, disse.

Encerramento_Tamojunto_foto_julianasantos 017O encontro também contou com uma apresentação de dança dos alunos da Escola Municipal Dom Helder Câmara, que, sob a supervisão do professor Adriano Marcos Pereira, emocionou os presentes.

Formação – A formação continuada dos profissionais que participaram do programa #TamoJunto aconteceu no Centro de Formação de Professores (Cecapro) e foi ministrada pela formadora e multiplicadora nacional do programa, Jane Moraes Lopes. As aulas abordaram temas específicos que se relacionam entre si, entre eles: senso de pertencimento em um grupo; fatores de risco e proteção para o uso de drogas; crenças normativas e pensamento crítico.