SMS realiza I Seminário da Pessoa com Deficiência

Por - em 511

Rebeka Paiva

Discutir as políticas públicas voltadas à assistência da pessoa com deficiência. Esse foi o objetivo do I Seminário da Pessoa com Deficiência do Município de João Pessoa, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da área técnica da Pessoa com Deficiência, que aconteceu nesta quarta-feira (2), no auditório do complexo de fonoaudiologia da UFPB.

O Seminário teve como tema a “Transdisciplinaridade na Atenção à Pessoa com Deficiência” e contou com a participação dos profissionais das secretarias de saúde, educação e desenvolvimento social além de grupos de pesquisa voltados à área e da sociedade civil, através de ONGs e associações.

De acordo com Ulisses Cavalcanti, coordenador da área técnica da Pessoa com Deficiência, o seminário tratou das políticas públicas voltadas ao segmento a partir dos eixos da saúde, educação e assistência social, que são os eixos onde a Prefeitura de João Pessoa oferta serviços a essa população.

“Com o seminário estamos ampliando as discussões sobre as políticas públicas adotadas pelo município, mas não apenas com os gestores públicos, dessa vez abrimos a discussão para que os profissionais que atuam na área, os pais e familiares de usuários e a sociedade civil em geral possam participar e assim trazer seus pontos de vista e opiniões para que possamos ampliar e melhorar cada vez mais nossa assistência às pessoas com deficiência”, explica Ulisses.

Parcerias – Ampliando a oferta de serviços voltados às pessoas com deficiência e garantindo um cuidado mais humanizado e inclusivo a esses usuários, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Instituto dos Cegos da Paraíba irá ofertar consultas oftalmológicas para pessoas com deficiência visual na rede pública de saúde. Nesta quarta-feira (02), foi inaugurado o Consultório de Oftalmologia do Instituto dos Cegos da Paraíba, na sede da entidade, localizada na Avenida Santa Catarina, Bairro dos Estados. Além desse convênio com o Instituto dos Cegos, a PMJP tem parceria com outras instituições filantrópicas como Pestalozzi, Helena Holanda e Apae.

Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência- O Centro é gerido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), mas trabalha de forma intersetorial em parceria com as Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Sedec). Atualmente, a unidade atende mais de 250 pessoas com alguma deficiência física e mental, que são beneficiadas com serviços de educação, saúde e assistência social.

Localizado na Rua Coronel Otto Feio da Silveira, 161, no Conjunto Pedro Gondim, o espaço oferece serviços de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, enfermagem, arte terapia, música e aulas de libras. O local conta com refeitório, biblioteca, brinquedoteca, cineminha, setor médico, sala de recursos, jardim com playground, recepção e coordenação, além de uma piscina onde os usuários fazem fisioterapia e educação física adaptada.

O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. O serviço pode ser procurado pela população diretamente no local, sendo necessário apresentar um laudo médico. O usuário ainda passa pelo setor de triagem para saber quais serviços ele irá ser acompanhado.

Para mais informações sobre o centro, a população pode entrar em contato pelo número 3218-9807.