OPCA conclui atividades com grande encontro na Estação Cabo Branco

Por - em 528

Adriana CrisantoEnc.ConselheiroOP_foto_GilbertoFirmino  (73)

Foi concluído, na manhã desta quarta-feira, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, o ciclo de atividades em João Pessoa do Orçamento Participativo Crianças e Adolescentes (OPCA). De acordo com a secretaria do OPCA, foram ouvidos 7.222 estudantes de 14 escolas municipais.

O secretário Executivo do Orçamento Participativo (OPCA), Adalberto Fulgêncio, disse que o momento é significativo não apenas para a educação, mas com a materialização do diálogo. “Faz com que a criança e o adolescente entendam a importância dele para sociedade. Isso por si só já é muito bom”, comentou.

Com o OPCA, crianças e adolescentes puderam exercer sua cidadania participando, elaborando e votando propostas sobre quais ações devem ser tomadas para melhorar o ambiente escolar e a comunidade. Durante o processo, ainda foram eleitos 554 conselheiros, que atuaram como fiscais do andamento destas intervenções.

A primeira dama do município, Maísa Cartaxo, que esteve presente no evento, comentou que esse é um momento importante por ser um novo olhar. “Fico muito feliz em participar desta transformação. Estamos formando cidadãos de bem e chamando-os para participar do processo de criação de nova escola e um futuro melhor”, acrescentou Maísa Cartaxo.

O Orçamento Participativo Criança e Adolescente é realizado desde 2013. A iniciativa foi reconhecida nacionalmente e concorre a duas premiações por sua inovação e criatividade: o prêmio da Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) e da Rede Brasileira de Orçamento Participativo – categoria Boas Práticas.

Entre as demandas sugeridas pelos jovens foram atendidas: a reforma geral da escola (9), climatização (8), reforma da quadra (5), melhoria da merenda (4), informática (4), parque infantil (4), Fardamento (3), Construção da quadra (2), material didático e esportivo (1), segurança (1), aula de robótica (1), melhoria e ampliação do transporte escolar (1), aula de campo (1), aumento do muro e pintura da escola (1).Enc.ConselheiroOP_foto_GilbertoFirmino  (16)

Dados da secretaria do OPCA registraram a participação de 5.317 pessoas. Foram envolvidas 277 turmas e 554 alunos eleitos e conselheiros (as) do OPCA.

A secretária de educação do município, Edilma Ferreira da Costa, disse que escutar os alunos foi muito importante para a Sedec e que a diferença dos pedidos é que muitos pensaram coletivamente e não apenas individualmente. “Desta forma tivemos como priorizar melhor os recursos para atender a todos”, comentou.

O que é o OPCA? – Consiste em ação educativa do Orçamento Participativo (OP) juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) no Sistema Municipal de Ensino que estimula o protagonismo e o exercício da cidadania das crianças, adolescentes, possibilitando a participação cidadã dos educandos na indicação de melhorias para as escolas que estudam e nas comunidades onde residem.