PMJP inicia pavimentação de via de acesso à Estação Cabo Branco e orienta sobre o tráfego
Arthur Araújo
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início nesta segunda-feira (14) a uma obra essencial para a preservação das falésias do Cabo Branco. Trata-se da pavimentação e drenagem da Avenida Luzinete Formiga de Lucena, que será oficializada como principal acesso ao complexo cultural da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
A rota vinha sendo utilizada como via de desvio para o tráfego do trecho final da Avenida Panorâmica, que foi interditado para reduzir o impacto causado ao ambiente pelo fluxo de veículos. Com a intervenção, os condutores ganham mais conforto e segurança no trajeto, que vai contar com toda a infraestrutura necessária.
No período da obra, que vai durar cerca de 180 dias, o acesso à Estação Cabo Branco será possível por meio de rotas alternativas. Os veículos que vierem do Altiplano pela Avenida Panorâmica deverão virar à esquerda na Rua Ricardo de Albuquerque Campos, e à direita logo em seguida na Rua Tenente Pedro da Costa Palmeira.
O caminho inverso deverá ser feito pelos veículos que trafegam pela PB-008 no sentido ao bairro Altiplano. Nesse caso, será necessário fazer o retorno depois do ponto final de ônibus urbanos na Estação Cabo Branco, o que permite o acesso à Rua Tenente Pedro da Costa Palmeira.
Obra – A Avenida Luzinete Formiga de Lucena possui 1,2 quilômetros de extensão e liga a Rua Aderbal Maia Paiva à Avenida Panorâmica. Ela vai ganhar drenagem e pavimentação asfáltica com duas faixas de rolamento em ambos os sentidos de fluxo, além de calçadas padronizadas e nova iluminação com lâmpadas de vapor metálico, de luz branca. No total, será investido R$ 1,878 milhão.
A licitação para início da obra foi possível após aprovação do projeto enviado pela PMJP ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que é necessário por trata-se de uma área tombada para preservação.