Projovem promove segunda edição do projeto ‘SEXTOU’

Por - em 4608

Nayanne NóbregaSEXTOU -- logomarca

Os alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) participam na próxima sexta-feira (18), da segunda edição do projeto “Sextou”. O evento acontecerá às 18h30, no Auditório da Estação Cabo Branco – Cultura, Ciências e Arte, no bairro Altiplano, em João Pessoa.

O ‘SEXTOU’ é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação (Sedec). Durante, a ação os estudantes poderão conferir várias apresentações culturais com os premiados grupos de dança Ki Q’brança e grupo de Hip-Hop “Looney Tunes” e ainda exposição, atividades recreativas e mostra cultural dos estudantes.

De acordo com o coordenador geral do Projovem, Júlio Pessoa, “o projeto é uma ação interdisciplinar que visa integrar, mobilizar e dinamizar ações pedagógicas através da promoção de atividades culturais, colaborando assim para a construção de uma escola democrática, atrativa e empoderada”, destacou.

Ainda segundo Júlio Pessoa a ação também é uma estratégia de combate a evasão escolar. “Cada edição reúne de cinco a dez escolas da rede municipal de ensino que sediam núcleos do Projovem, promovendo assim, intercambio pedagógico e cultural”, completou.

Cada edição apresenta um tema específico, que tenta dialogar com questões relacionadas às juventudes e suas especificidades. O tema do próximo evento será o Natal. Já o primeiro encontro teve como tema Consciência Negra.

Projovem – O programa tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. A iniciativa visa ainda à qualificação profissional para adultos e o desenvolvimento de ações comunitárias com o exercício da cidadania. Os alunos recebem uma bolsa auxílio de R$ 100, mediante a frequência de 75% das aulas e entrega de trabalhos. Após o curso, os jovens e adultos terão concluído o Ensino Fundamental e terão formação profissional inicial.