SMS informa o desabastecimento nacional de algumas vacinas
Ascom/Saúde
Por meio de Nota Informativa, o Ministério da Saúde (MS) enviou as Secretarias Estaduais e Municipais de saúde o desabastecimento de algumas vacinas por motivo da carência do estoque. A redução da distribuição de imunológicos de rotina são para hepatites A e B, raiva em cultura celular, tetraviral e varicela monovalente, DTPa e DTP. Há também a redução na distribuição de soros antirrábicos, antivevenenos e antibotulinicos.
De acordo com a chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chiara Dantas, devido ao desabastecimento de algumas vacinas, o estoque está sendo usado para imunizar apenas os usuários da rede SUS de João Pessoa.
“Para algumas vacinas como a BCG, estamos trabalhando com agendamentos nos serviços da rede municipal, sobretudo, com essa situação que é nacional, não estamos tendo com vacinar pessoas de outros municípios. É importante que os gestores de outros municípios ajustem uma estratégia junto a Secretaria Estadual de Saúde para que não haja prejuízos aos usuários, principalmente crianças e puerperais”, destacou a coordenadora.
A nota do MS aponta para assinatura de contratos com novos laboratórios, indisponibilidade de estoque, falta da mercadoria no mercado nacional e tramites alfandegário.
”No que diz respeito ao município, estamos administrando as vacinas para garantir a assistência aos usuários da rede municipal. Algumas vacinas estão sendo feitas de forma agendada, por meio dos setores de imunização nas Unidades de Saúde da Família e o cuidado será contínuo”, completou Chiara Dantas.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a seção de imunização do município pelo número 3218-6170.