Programa de segurança alimentar beneficia mais de 68 mil famílias na Capital

Por - em 545

Fátima Sousa

cozinha_comunitaria_cristo_foto_luizvaz_050“Eu nunca me alimentei tão bem em toda minha vida como nestes últimos onze meses. Aqui, além da comida, tem uma equipe que trata a gente tão bem que nem em casa é assim”. O depoimento é da dona de casa Maria Gomes de Freitas. Ela e mais dez pessoas da família, são usuárias da Cozinha Comunitária do Residencial Gervásio Maia e faz parte das 68 mil famílias beneficiárias da Política de Segurança Alimentar desenvolvida pela gestão municipal de João Pessoa.

Desde que assumiu a Prefeitura da Capital, o prefeito Luciano Cartaxo mostrou a preocupação com a qualidade da alimentação que se deseja para os moradores em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar da cidade. Através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), tem executado uma série de projetos, programas e ações no combate à fome, pobreza e a desnutrição, formando uma ampla rede de Segurança Alimentar e Nutricional.

Dona Maria Gomes não esconde a satisfação de ser usuária da cozinha. Ela tem quatro filhos e sete netos, é doente e não pode trabalhar. Lamenta o fato das pessoas da casa estarem desempregadas. “Vivemos de biscates. A alegria da gente é poder se alimentar aqui. A comida é muito boa e muda o cardápio todo dia. É um luxo pra gente. Agradeço a Deus e depois a esse povo da Prefeitura que dá tanta alegria à minha família”, acrescenta.

A recicladora, Simone de Almeida também não esconde a satisfação de poder levar os três filhos e o marido para comer na cozinha comunitária, diariamente. “Nós catamos material nas ruas. Saio de casa muito cedo pra catar material, nem sei o que seria de nós sem essa cozinha. A comida é maravilhosa, é tudo tão limpinho que a gente fica feliz. Também já fui encaminhada pra fazer um curso profissional, mas adoeci, não pude terminar. A equipe daqui faz tudo pra ajudar a gente”, relata.

Rede – A Rede de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa envolve cinco cozinhas comunitárias em territórios estratégicos. Além do Gervásio Maia, tem as cozinhas: do Bela Vista (Cristo Redentor), Timbó, Bairro dos Novais e no Conjunto Taipa; dois restaurantes populares, um no Centro da cidade e o outro em Mangabeira; a Compra Direta da agricultura familiar e um Banco de Alimentos, que atende 110 associações de bairros da Capital. No dia a dia, a rede garante o acesso da população a mais de 700 toneladas de alimentos.