Apesar da crise, prefeito assegura cerca de R$ 11 milhões de bonificação para profissionais da educação

Por Arthur Araújo - em 752

Arthur Araújo e Alexandre Quintans

O prefeito Luciano Cartaxo anunciou para a próxima quinta-feira (14) o pagamento do 14º salário para servidores da Rede Municipal de Educação. Após um ano marcado pelas dificuldades impostas pela crise econômica nacional, o gestor assegurou o repasse da bonificação referente aos resultados obtidos pelas unidades de ensino no programa “Escola Nota 10”. A ação tem o objetivo de valorizar os profissionais, o que resulta em maior estímulo no trabalho e melhores rendimentos no ensino.

“Passamos por um ano de grandes dificuldades, mas com muito planejamento, conseguimos garantir a implantação de ações prioritárias, como o ‘Escola Nota 10’”, afirmou o prefeito. “Com este programa estamos incentivando os nossos profissionais a entregarem melhores resultados, o que passa pela qualificação, trabalho em equipe e também pelo amor e dedicação em sala de aula”, complementou.

Os profissionais recebem um valor proporcional ao Índice de Excelência obtido pela escola na avaliação geral, que vai de 50 a 100%. No total, os profissionais das 95 escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa e dos 81 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) irão receber cerca de R$ 11 milhões.

De acordo com a secretária Edilma Ferreira, a bonificação garante o avanço constante na qualidade da educação na Rede Municipal. “Este é um grande incentivo para que os profissionais se qualifiquem, tragam inovações para a escola e trabalhem mais estimulados, buscando um resultado coletivo. O fruto disso é mais eficiência na relação ensino e aprendizado”, declarou.

Avaliação nas escolas – O resultado da avaliação dos alunos equivale a 50% do Prêmio Escola Nota 10. Os demais percentuais resultam na soma de 30% da participação dos educadores na formação continuada, 10% do indicador de avaliação de projetos interdisciplinares e mais 10% da avaliação da gestão escolar (conservação da estrutura física e do mobiliário, lista de frequência dos professores e diários de classe atualizados, por exemplo).