PMJP oferta práticas preventivas à saúde da população por meio de atividades físicas

Por Rebeka Paiva - em 1100

 

foto. Ivomar Gomes Pereira (43)Rebeka Paiva

Proporcionar a integração social, incentivando a população às práticas de atividades físicas, educativas e ações preventivas à saúde e assim diminuir os índices de sedentarismo e uso de medicamentos. Esse é o objetivo do João Pessoa Vida Saudável (JPVS), um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através das Secretarias de Saúde (SMS), de Juventude, Esporte e Recreação (SEJER) e de Educação e Cultura (SEDEC).

Além do João Pessoa Vida Saudável, a SMS também oferta práticas preventivas através da Academia da Saúde e dos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics). Juntos, esses três serviços beneficiam 18.798 usuários.

As atividades físicas beneficiam amplamente quem pratica diminuindo o índice de sedentarismo e, com isso, a incidência de doenças cardiovasculares, além de contribuir para o controle da pressão arterial, diabetes e obesidade. Também estimula e valoriza o exercício da cidadania, contribuindo com o convívio social, melhorando a autoestima, imagem corporal, combate a depressão e estimula a integração social.

Cândida Farias tinha problemas com diabetes e pressão alta e foi na atividade física que ela encontrou uma solução. “Além da diabetes e da pressão alta, eu estava quase entrando em depressão, tomava vários remédios por dia. Tem apenas um ano que estou no projeto, mas desde então minha vida toda melhorou bastante e a quantidade de remédios que eu tomava diminuiu consideravelmente”, comenta a aposentada.

João Pessoa Vida Saudável – Desenvolvido desde 2007, o João Pessoa Vida Saudável beneficia atualmente mais 4,6 mil pessoas. Quando começou, o projeto era distribuído em apenas seis praças/polos e tinha em média 300 usuários. A equipe do JPVS é composta por 36 educadores físicos, distribuídos por todos os polos do projeto. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo. O projeto é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as faixas etárias. Os interessados devem comparecer aos polos que oferecem as aulas e procurar o orientador.foto. Ivomar Gomes Pereira (23)

A professora Rosines Andrade participa do João Pessoa Vida Saudável há quase oito anos e é uma dos mais de 4.657 usuários beneficiados pelo projeto. De acordo com a aposentada, foi no projeto que ela encontrou mais qualidade de vida. “É um projeto dinâmico que se adapta as necessidades e condições de todos do grupo e que me ajudou a melhorar minha saúde em todos os aspectos, como condicionamento físico e respiração e essas melhoras eu pude sentir mesmo no início, mas são melhoras que todos que participam sentem”, comemorou.

“Sou apaixonada pelo projeto João Pessoa Vida Saudável, ele me deu a oportunidade de conhecer novas pessoas e suas histórias. Aqui formei junto com os usuários outra família, onde estão todos sempre se ajudando e se preocupando uns com os outros. É uma energia muito boa e fico muito feliz com isso”, disse a professora Karla Diniz, que começou no projeto há quatro anos.

Academias da Saúde – Complementando as atividades do projeto João Pessoa Vida Saudável, em 2015 foram inauguradas três Academias da Saúde localizadas nos Bairros do Geisel, Ernani Sátiro e Colinas do Sul. Atualmente, as academias beneficiam em média 933 usuários.

As Academias da Saúde são espaços que potencializam a realização de ações variadas de promoção da saúde, como: práticas corporais, atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, práticas artísticas e culturais, gestão participativa, entre outras.

Além das atividades físicas, a Academia disponibiliza uma equipe multiprofissional com psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). As atividades desenvolvidas são de nível leve e moderado para que pessoas de diversas faixas etárias possam participar gratuitamente. Para ter acesso, basta o usuário procurar a academia no horário de funcionamento e fazer seu cadastro.

Ginástica aeróbica, ginástica localizada, circuito, atividades funcionais, caminhadas orientadas, apoio a Academia da Terceira Idade (ATI) são algumas das atividades desenvolvidas na Academia da Saúde, que acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30.

PICs – A rede de serviços de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em João Pessoa é composta por três Cpics: o ‘Cinco Elementos’, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica); o ‘Canto da Harmonia’, localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo, e o ‘Equilíbrio do Ser’, na Avenida Sérgio Guerra, Bancários. Desde 2011, quando os serviços das Pics começaram no município, já passaram pelos Centros mais de 13.200 pessoas.Fachada do Equilíbrio do Ser

As práticas integrativas e complementares buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meios eficazes e seguros, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Estas também buscam a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

Existem duas formas para ter acesso aos serviços. O usuário pode ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou pode procurar diretamente uma das três unidades, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h30 e na sexta-feira das 14h às 18h. Na sexta-feira, os três serviços realizam o cuidado aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).

No primeiro atendimento, o usuário passa por um acolhimento e escuta qualificada, onde é desenvolvido o Plano Terapêutico Singular, dando início assim ao tratamento. Ele recebe uma carteirinha com o dia, hora, a prática e o nome do terapeuta que irá acompanhá-lo durante o tratamento.

Entre as práticas individuais oferecidas por esses espaços, estão a acupuntura; aurículopuntura; homeopatia; fitoterapia; arteterapia (individual); terapia f​loral; quiropraxia; reiki; aromaterapia; massoterapia; terapia e massagem ayurvédica; gestalt terapia; reflexologia podal e naturologia, que também inclui Iridologia e Geoterapia.

Há também as práticas coletivas como a biodança; danças circulares; tai chi chuan; terapia c​omunitária; yoga; cuidando do c​uidador (r​esgate da autoestima); automassagem preventiva; arteterapia; cura em expressão (artes plásticas); meditação; consciência corporal; constelação familiar; dança do sagrado feminino e círculo de gestantes.

Confira os polos do João Pessoa Vida Saudável:

Praça Dr. Lauro Wanderley – OITIZEIRO (FUNCIONÁRIOS I) – R. Dr. Lauro Wanderley

Praça Aquiles Leão (Onze) – JAGUARIBE  – R. Prefeito Oswaldo Pessoa

Praça Mangueiras – ALTO DO MATEUS – R. José de Abreu

Praça nova do Costa e Silva – COSTA E SILVA

Rua/Avenida Estevão D´Vila – CRUZ DAS ARMAS

USF Cruz das Armas VII e IX – CRUZ DAS ARMAS

Praça Prof. Adolfo – CONJ. ESPLANADA I- R. Luzia Olívia de Oliveira

Praça Manoel Pereira Junior (BELA) – FUNCIONÁRIOS II – R. Jessé da Costa Cabral

Praça Erasmo Lucena -CRISTO REDENTOR – R. Profa. Luisa Fernandes Vieira

Praça Amizade – RANGEL – R. 2 de Fevereiro

Praça Esperança – GERVÁSIO MAIA – R. João Evaristo dos Santos, nº 109, Qd: 48, Lt: 426

PSF Geisel II – GEISEL

PSF Espaço Saúde – CRISTO

Praça Ellen Lucy (Coqueiral) – MANGABEIRA – R. Alfredo Ferreira da Rocha

Praça da Paz – BANCÁRIOS – R. Emp. João Rodrigues Alves

Praça Soares Madruga – VALENTINA – R. Inspetora Emília de Mendonça

Praça da Cultura – MANDACARU – R. João de Brito Lima Moura

Praça da Conquista – PADRE ZÉ – R. Fagundes Varela, 113

Praça Assis Chateaubriand – TREZE DE MAIO – R. Dep. Tertuliano de Brito

USF Integrada Alto do Céu – ALTO DO CEU- MANDACARÚ

Residência Terapêutica – Feminina – MANDACARÚ

Residência Terapêutica – Mista – TAMBIÁ

Praça Nossa Senhora da Paz – CASTELO BRANCO -R. Jornalista Eurípedes Gadelha

Praça São Gonçalo (Tiradentes) – TORRE – R. Praça Tiradentes

Praça Djalma Gomes da Fonseca (Do Caju) – BESSA – Av. Nilo Peçanha

Praça Alcides Carneiro – MANAÍRA – Av. João Câncio

Praça da Gameleira –TAMBAÚ –       Av. Almirante Tamandaré

PSF São José Integrada – MANAÍRA

PSF Torre II-TORRE

Clube da Pessoa Idosa – ALTIPLANO

Academia da Saúde do Geisel – GEISEL

Academia da Saúde do Hernani Sátiro – HERNANI SÁTIRO

Academia da Saúde do Colinas do Sul – COLINAS DO SUL