Prefeitura intensifica ações de combate ao Aedes aegypti nestas quinta e sexta-feira

Por Luís Sousa - em 560

Luís Sousa

Dando continuidade às ações educativas e de combate ao mosquito Aedes aegypti, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) realiza diversas ações nesta quinta (14) e sexta-feira (15). A primeira atividade será a realização de uma caminhada com panfletagem e visitação de casas para orientação dos moradores e visita das residências no bairro de Mangabeira. A concentração está marcada para às 14h, na Rua Olívia de Azevedo Sena, conhecida como Rua do Garrafão. De lá, os participantes caminharão pelas ruas do bairro até chegar ao Mercado Públic

“Estamos reunindo trabalhadores das Unidades de Saúde da Família, participantes e agentes de saúde ambiental que sairão em caminhada abordando moradores nas ruas e nas casas e orientando sobre dengue, zika e chikungunya, sobre prevenção e principalmente sobre o cuidado com quintais, pneus, garrafas e lixo em geral. Haverá a distribuição de panfletos e os agentes também irão inspecionar as casas à procura de focos do Aedes aegypti”, explicou Artemis Rodrigues Dias, apoiadora da USF Cristo Rei.

A ação é realizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com o Centro de Controle de Zoonoses e as USFs Mangabeira VI Primeira Etapa, Cristo Rei, Prosind II e Mangabeira Integrada.

Já os participantes da Colônia de Férias da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Mangabeira VIII, irão receber Agentes de Saúde Ambiental que realizarão uma palestra de orientação sobre a prevenção e eliminação de focos do mosquito, transmissor dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika, também a partir das 14h, desta quinta-feira.

“Realizaremos ainda uma capacitação para trabalhadores da construtora MRV, no auditório do Centro de Zoonoses, na principal dos Bancários, a partir das duas da tarde. Vamos trabalhar e orientar na questão da prevenção e focos no ambiente de trabalho e consequentemente em suas residências. A idéia é que eles se transformem em agentes multiplicadores desse conhecimento adquirido”, destacou Nilton Guedes, gerente do Cvaz.

Já na sexta-feira (15), uma equipe de Agentes de Saúde Ambiental estará no Ponto de Apoio ao Turista, na Feirinha de Tambaú, com atividades de orientação sobre Aedes aegypti e exposição de animais peçonhentos.

Cronograma:

Data: 14/01/2016

Horário: 14h

Local: Rua Olívia de Azevedo Sena, conhecida como Rua do Garrafão.

Ação: Caminhada com panfletagem e visitação de casas para orientação dos moradores e visita de residências.

 

Data: 14/01/2016

Horário: 14h

Local: Salão da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Rua José Cândido dos Santos, Mangabeira VIII.

Ação: Palestra para os participantes da Colônia de Férias 2016.

 

Data: 14/01/2016

Horário: 14h

Local: Auditório do Centro de Controle de Zoonoses, Rua Walfredo Macedo Brandão, Jardim Cidade Universitária.

Ação: Palestra para os funcionários da Construtora MRV.

 

Data: 15/01/2016

Horário: 16h

Local: Ponto de Apoio ao Turista – Feirinha de Tambaú.

Ação: Atividade de orientação sobre Aedes aegypti e exposição de animais peçonhentos.