Centro de Inclusão promove Colônia de Férias para os usuários

Por - em 502

Thibério Rodrigues

O Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD) continua com a programação de sua Colônia de Férias para os usuários e familiares. As atividades seguem com uma prévia carnavalesca, passeio às piscinas naturais da Praia dos Seixas e um piquenique na Praça da Independência.

De acordo com Nadja Serrano, coordenadora de Saúde do Centro, a equipe promove a Colônia de Férias todos os anos como forma de estímulo aos usuários. “Nosso objetivo é quebrar um pouco a rotina dos atendimentos sistemáticos com passeios educativos e culturais, possibilitando aos usuários do serviço um acesso a atividades diferentes às que estão acostumados”, afirmou.

A prévia carnavalesca do Centro acontece nesta terça-feira (19) a partir das 13h30 com marchinhas de carnaval, desfile de máscaras e brincadeiras. Na quarta-feira (20), a equipe levará os usuários a um passeio nas piscinas naturais da Praia do Seixas durante o turno da manhã. Já na quinta-feira (21) será realizado um piquenique na Praça da Independência para encerrar a programação da Colônia de Férias.

As atividades começaram na semana passada com passeios a praias de Cabedelo, ao Parque Arruda Câmara e ao Aeroporto Internacional de João Pessoa. Todas as atividades estão sendo monitoradas por profissionais do Centro de Inclusão e com ônibus saindo do próprio local para transportar os usuários até os destinos dos passeios.

Centro de Inclusão – O atendimento realizado no Centro de Inclusão é feito após uma triagem de avaliação. Os usuários recebem atendimento individualizado ou em grupo, em um ou mais tipos de terapia ou de capacitação para o trabalho, sob a responsabilidade de cada setor específico, em um ou dois dias na semana.

Durante a estadia no local, todos os pacientes são encorajados a serem independentes. Dentro de cada limitação, os profissionais buscam apontar caminhos para que os pacientes não façam de suas limitações, física ou intelectual, um empecilho para desenvolver uma série de atividades. Além do atendimento às pessoas com deficiência, o Centro oferece também um trabalho direcionado para os familiares, realizado por um psicólogo.

O projeto atende a um total de 250 usuários, desses aproximadamente 70 são autistas, entre adultos, crianças e adolescentes. O trabalho é uma parceria das secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Sedes) e Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Está localizado na Rua Coronel Otto Feio da Silveira, 161, Conjunto Pedro Gondim, e funciona de segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h às 17h.