Sedes leva jovens do projeto “Cozinha Comunitária” a passeio ao Centro Cultural São Francisco
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Diretoria de Economia Solidária de Segurança Alimentar (Dessan), promoveu na tarde desta sexta-feira (29), uma visita de jovens no projeto de inclusão sociocultural que fazem parte da “Cozinha Comunitária” da Comunidade Taipa ao Centro Cultural São Francisco. O projeto tem como objetivo prioritário, proporcionar aos beneficiários, atividades de cultura e lazer dentro e fora da comunidade.
De acordo com a diretora do Dessan, Lúcia Silva, o projeto “Cozinha Comunitária” se restringia apenas a garantir uma refeição de qualidade aos jovens de comunidades carentes, mas logo perceberam que esses mesmos jovens tinham outros anseios. “Notamos que eles precisavam mais do que uma simples refeição. Que também tinham fome de cultura, conhecimento e lazer. Foi aí que a ideia surgiu. Precisamos lançar luz ao que há de positivo nessas comunidades e despertar nesses jovens um outro olhar sobre sua cidade e sobre eles mesmos”, avaliou.
O projeto além de promover visitas culturais a pontos turísticos e históricos da Capital também tem o “Cinema da Cozinha”, que reúne mensamente jovens de 13 a 18 anos, para exibição de filmes, onde a primeira sessão exibiu o filme “Escritores da Liberdade” reuniu 120 pessoas.
Para a estudante Lucrécia Galdino, 14 anos, a visita foi inédita. “Já tinha vindo na Igreja São Francisco mas não tinha entrado e hoje pude ver tudo de perto, as gravuras, toda essa arte. Eu e meu colegas adoramos o passeio. Achei muito legal”, disse.
Ao final da visita a estudante Valesca das Neves Pereira, 16 anos, fez uma apresentação de voz e violão para os presentes. “A gente fica muito preso na comunidade. Esse projeto nos dá a oportunidade de conhecer novos lugares que normalmente não temos chance de conhecer. Eu amo coisas antigas e ter a oportunidade de entrar e ver cada detalhe dessa igreja me fez sentir realizada.”, comemorou.
A realização de um projeto social com atividades que contemplam diferentes faixas etárias, tem como desafio conscientizar e sensibilizar os participantes sobre a importância da cultura, do lazer e da diversão no desenvolvimento integral da pessoa humana.
Cozinha Comunitária – Além do projeto existir na Comunidade de Taipa, também foi implantado em mais quatro espalhados pela cidade, nas comunidades do bairro dos Novais, Gervásio Maia, Bela Vista, no Cristo e Timbó, nos Bancários.
29