Jovens recebem certificados do curso de informática voltado ao mercado de trabalho
Nayanne Nóbrega
O projeto “Jovens Pró-Conectados” entrega nesta terça-feira (2) mais de 100 certificados para os alunos do curso de informática voltado para o mercado de trabalho, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Educação (Sedec) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). O evento acontecerá às 9h, no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), no bairro Torre.
De acordo com coordenador geral do ProJovem Urbano, Júlio Pessoa, o curso é mais uma ferramenta de inclusão social através da qualificação digital e profissional. “Esses estudantes já estão cadastrados no Sine municipal e muitas empresas entraram em contato conosco ainda durante o curso pretendendo contratar esses alunos”, disse. Ele completou ainda ressaltando que “o Pró-Conectados foi desenvolvido para o município e é um projeto inovador no país, ainda não sendo realizado em outras cidades”.
O projeto é mais uma ação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), realizado através da Sedec e da Secitec com o objetivo de capacitar os jovens através das demandas digitais do mercado de trabalho. O curso ocorreu de 11 a 29 de janeiro, nas 11 Estações Digitais, com carga horária de 30h.
Projeto – O ProJovem Urbano tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando a conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional.
Neste período eles estudam matemática, português, inglês, ciências naturais, ciências humanas, participação cidadã e qualificação profissional. Para os pais e mães que tem filhos, e não tinha com quem deixá-los, ainda existe uma sala de acolhimento na própria escola.