Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde alertam para os cuidados com o coração

Por Rebeka Paiva - em 828

0af35c87-d92c-4cbe-9661-c39c1e0aa7a4Rebeka Paiva

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. É ele o responsável por bombardear o sangue para que ele chegue a todo o corpo, por isso os cuidados com esse órgão precisam ser tomados sempre e em qualquer lugar. Pensando no bem estar da população pessoense, especialistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertam para os cuidados com o coração.

Manter hábitos saudáveis, principalmente dentro de casa, evita o surgimento de agravos como o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, em 2015, foram registrados 536 óbitos de residentes no município de João Pessoa por infarto e AVC.

De acordo com o coordenador de cardiologia do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), Fúlvio Petrucci, a melhor maneira de se evitar o surgimento dessas doenças é adquirir hábitos saudáveis com dietas equilibradas e a pratica de atividades físicas.

“A associação de dietas saudáveis e a prática de atividades físicas permite evitar a obesidade, que tem sido uma doença de grande prevalência ultimamente. O mais importante da prevenção é começá-la com a dieta aliada a atividades físicas, ida ao médico, bem como a utilização regular de medicação de uso contínuo para controle adequado de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol”, explica o cardiologista Fúlvio Petrucci.

D R T . R J .15855.

Fluxo – Para atendimentos de urgência em situações de infarto e AVC, o paciente deve ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Também pode ser socorrido pelo Samu – 192.

Na UPA se for diagnosticado alguma condição clínica que mereça um atendimento mais especializado o paciente é encaminhado para o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) ou para os hospitais conveniados com a Rede SUS da capital.

No HMSI são feitos atendimentos clínicos em casos de descompensação por insuficiência cardíaca, mas caso seja necessário procedimentos como cateterismo e angioplastia o paciente é transferido para os hospitais conveniados.

Hospital Santa Isabel – O Hospital Municipal Santa Isabel realiza em média 3.500 consultas e 310 cirurgias ao mês. Ao todo são 101 leitos, incluindo UTI geral e UTI cardiologia. O hospital conta com várias especialidades cirúrgicas, como geral, urologia, proctologia, ginecologia, neurocirurgia e cardiologia.

Para ter acesso aos serviços oferecidos no Hospital Santa Isabel, o usuário deve ser encaminhado pela Rede Municipal de Saúde.  O HMSI realiza cirurgias eletivas de médias e altas complexidades, assistência às doenças cardiológicas e assistência às doenças renais crônicas. A unidade tem como público-alvo os usuários adultos, sendo referência para as consultas ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos e urgências cardiológicas.

Infarto – O infarto ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas abruptamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura existente na parede interna da artéria. Geralmente é acompanhado por uma dor típica que tem como características ser no meio do peito, em aperto, espalhando para o braço esquerdo, acompanhada de sudorese, náusea e palidez cutânea.

AVC – O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE). Existem dois tipos de AVC, o Isquêmico que é o entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro e o Hemorrágico, causado pelo rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro.