PMJP promove ações de assistência em saúde orofacial para crianças

Por - em 561

619c1bda-ed64-480f-afae-1aa6630e46a1A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu diversas ações de assistência em saúde orofacial. A ação foi realizada simultaneamente em diversos bairros da capital, em alusão ao Dia Mundial da Motricidade Orofacial, comemorado nesta quarta-feira (17). Participaram fonoaudiólogos da rede municipal de saúde e estudantes de fonoaudiologia de instituições universitárias da capital.

Durante a ação, foram ofertados exames para crianças e adolescentes que apresentam alterações na sucção, deglutição, mastigação, respiração e fala, além da realização do teste da linguinha, visando identificar alterações no frênulo lingual, mais conhecido como ‘língua presa’, que pode afetar a amamentação, dentição e futuramente a fala.

“O teste é rápido e indolor e geralmente é feito em crianças de zero a dois anos”, destacou a fonoaudióloga Clarissa Madruga Holanda, que atua nos serviços de saúde da Atenção Básica da SMS. “Dentro da nossa atuação para esses atendimentos, avaliamos o conjunto, boca, face, bem como a região do pescoço para diagnosticar e tratar quaisquer alterações estruturais e funcionamento adequado dessas regiões, que pode implicar desde a amamentação do bebê, até o processo de aprendizado e desenvolvimento da fala da criança”, complementou.

As ações aconteceram simultaneamente nas unidades de saúde Nova Esperança (Mangabeira), Quatro Estações (Mangabeira), Eucaliptos (Bancários) e na integrada do bairro do Róger, além dos Centros de Referência em Educação Infantil Laranjeiras (José Américo) e Juciara Telino (Mangabeira).

Parceiros – Participaram das atividades, técnicos e estudantes da Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, da Clínica Escola de Fonoaudiologia do Unipê, Hospital Arlinda Marques e sede da Fundação de Apoio ao Deficiente (FUNAD).

Motricidade Orofacial – É uma das áreas da Fonoaudiologia voltada para o estudo/pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de alterações estruturais e funcionais da região da boca (oro) e da face (facial) bem como da região do pescoço.

Nasf – O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) tem a finalidade de compartilhar e apoiar as práticas em saúde a fim de aperfeiçoar o serviço ofertado à população.  Ao todo, a rede municipal de saúde conta com 179 profissionais de diversos núcleos específicos da área de saúde, distribuídos nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

O Nasf é formado por equipes multiprofissionais compostas por educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e farmacêuticos.