SMS intensifica ações de combate ao Aedes aegypti no bairro dos Novaes

Por - em 510

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Ampliando as atividades preventivas e de promoção na rede municipal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das Unidades de Saúde da Família e com apoio do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, realiza ações de mobilização e conscientização coletiva para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 8h, no bairro dos Novaes.

Nesse período de chuvas irregulares pode ocasionar acúmulos de água em diversos locais, seguida por dias ensolarados, o que propicia à reprodução acelerada do mosquito Aedes aegypti.

“Equipes da Prefeitura têm trabalhado de forma integrada para conscientizar a população sobre a importância de manter os ambientes limpos e eliminar focos do mosquito. Na Secretaria de Saúde, as equipes estão envolvidas, atuando dentro de seus territórios, de forma descentralizada, com mobilizações contínuas para garantir o trabalho preventivo, indo de casa em casa e orientando a população para os cuidados necessários”, destacou a apoiadora Rafaela Gomes, que compõe o Núcleo de Apoio a Saúde da Família 13 (Nasf) da USF Novaes VI.

A ação consistirá em visitas às residências e estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de material educativo. A orientação é para que as pessoas limpem calhas, retirem entulhos e lixo, remova recipientes com água parada e usem medidas de controle individual, como telas em portas e janelas e o uso de repelentes.

Denúncias e informações – Diariamente os agentes de vigilância ambiental realizam visitas domiciliares no combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. As ações são educativas junto à comunidade e também na busca e eliminação de focos. Algumas dessas atividades têm o apoio do Exército Brasileiro.

Para informações ou denúncias de possíveis focos do mosquito, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental da Prefeitura de João Pessoa. O telefone é o 3214-5718. Se preferir, o cidadão pode ligar ainda para a Ouvidoria da Saúde pelo número 160.

Como combater o mosquito – Eliminar os focos de água parada é a melhor forma de se combater o Aedes aegypti. É na água parada que o mosquito se reproduz, aumentando as chances de proliferação da dengue e da zika.  Alguns cuidados são muito importantes, a exemplo de manter bem tampado tonéis de água, manter caixa d’água sempre fechada com tampa adequada, entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana e remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.