SMS intensifica ações de saúde para o público feminino durante o mês de março

Por - em 585

Thibério Rodrigues

D R T . R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar as ações e serviços de saúde oferecidos ao público feminino de João Pessoa durante todo o mês de março. As atividades acontecerão no Instituto Cândida Vargas (ICV), Hospital Santa Isabel (HMSI), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) e nas Unidades de Saúde da Família (USF).

De acordo com Tânea Lucena, coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher, será intensificada a realização dos exames de mamografia, exame citopatológico, cirurgia ginecológica (histerectomia) e palestras sobre planejamento familiar e outras temáticas como importância do pré-natal, violência doméstica e sexual, saúde da mulher idosa, saúde bucal e gravidez na adolescência.

“Durante este período serão intensificadas todas as ações que envolvem a saúde da mulher, mas que já são oferecidas durante todo o ano para as usuárias dos serviços da rede municipal de saúde. Todas as áreas afins estarão envolvidas e participando para que a mulher seja vista em sua integralidade”, afirmou Tânea Lucena.

A programação conta ainda com a abertura do serviço de ginecologia para mulheres deficientes no Cais Jaguaribe, no dia 17 de março, e o lançamento da cartilha sobre o fluxo de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) com data a definir.

Para ter acesso aos serviços, as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar primeiramente a Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região.

Saúde da Mulher – A área técnica de Saúde da Mulher é responsável pelas ações de assistência ao pré-natal, incentivo ao parto natural e redução do número de cesáreas desnecessárias, redução da mortalidade materna, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, entre outras ações que funcionam de forma integrada entre a Atenção Básica, Atenção Especializada e Rede Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde.