Hospital Municipal do Valentina atende mais cinco mil pacientes no mês de fevereiro

Por - em 1090

Luiz Carlos Lima

D R T . R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

O Hospital Municipal do Valentina realizou, no mês de fevereiro, mais de cinco mil atendimentos de acolhimento clínico em urgências e emergências. Já as internações no local registraram 230 pacientes entre cirurgias eletivas e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Há um ano e meio a unidade assumiu um perfil essencialmente pediátrico, otimizando os atendimentos e constituindo a linha de assistência infantil.

Os números registrados no mês de fevereiro representam um aumento de 60% nos atendimentos ambulatoriais, segundo a diretora geral do hospital, Carmen Gadelha. “Mesmo com a demanda, o hospital está preparado para receber a população. Com a mudança de perfil da unidade hospitalar podemos qualificar e quantificar ainda mais nossos atendimentos”, declarou.

O Hospital do Valentina é referência para atendimento clínico de pediatria da Rede Municipal de Saúde, compondo a rede de urgência e emergência na linha da assistência às crianças, junto ao Hospital Arlinda Marques; Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; Hospital Universitário e as maternidades, que fazem a parte dos atendimentos neonatal; Frei Damião; Edson Ramalho e o Instituto Cândida Vargas. A unidade hospitalar recebe crianças a partir de 28 dias de vida e adolescentes até 15 anos 11 meses e 29 dias, desde os casos de menor complexidade até portadores de patologias graves, instáveis e potencialmente fatais.

UTI Pediátrica – Com um investimento total de R$ 862 mil, a UTI Infantil do hospital é composta por 10 leitos, com aparelhos de última geração e oferece atendimento qualificado aos usuários da primeira macrorregião, que compreende a Região Metropolitana de João pessoa e mais 60 municípios.

A UTI Infantil conta com uma equipe multiprofissional, formada por médicos intensivistas pediátricos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, bioquímicos, odontólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e condutor de ambulância. Todos os profissionais que compõem a equipe da unidade passaram por um treinamento especializado para utilização dos equipamentos, que disponibilizam de tecnologia de ponta.