Centro de Práticas Integrativas realiza mostra terapêutica e destaca ‘sagrado feminino’
Luís Sousa
O sagrado feminino é uma filosofia de vida que trabalha ensinamentos sobre o corpo, emoções e ciclos femininos harmonizados com a natureza. Uma das formas de harmonização é a dança, entre elas a dança do ventre, que é um dos destaques na mostra que será realizada pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics) Cinco Elementos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta sexta-feira (4), a partir das 18h, no Teatro Lima Penante, na Avenida João Machado, 67, Centro. A entrada custa apenas um item de higiene pessoal e o material arrecadado será doado para a Vila Vicentina.
“Vamos fazer uma mostra, com o tema ‘O Sagrado Feminino e as Fases Lunares’, que é o resultado do trabalho terapêutico que estamos desenvolvendo há dois anos. As vivências favoreceram a estas mulheres, o equilíbrio, o despertar e potencializar a energia do sagrado feminino, levando a cuidar o seu corpo, entender as emoções e quais os cuidados precisam ter consigo em relação ao corpo, emoção e pensamento”, destaca a terapeuta Margareth Fernandes.
O trabalho é realizado no Cpics Canto da Harmonia, no Valentina, às terças-feiras e sábados, e no Cpics Cinco Elementos, na Bica, sempre às quintas-feiras.
“As meninas vão aprendendo os movimentos e ritmos da dança do ventre, e outras danças e dessa forma vão trabalhando com o sagrado, com a autoestima, vão conhecendo o seu corpo. O sagrado feminino trabalha a saúde do corpo e quando você conhece o seu corpo, você passa também a conhecer suas emoções e pensamentos”, disse. “É um autoconhecimento através da dança, que evita a criação de doenças no corpo. Muitas mulheres chegaram lá muito rígidas, muito duras, sendo massacradas pelos companheiros e a dança mostra como elas podem ver de outra forma a situação. Eu vejo a dança como uma forma de vida. São meninas, senhoras, mulheres de todos os tipos, várias histórias juntas. É um jardim de várias flores”, complementou a terapeuta.
Cpics – Três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics) estão disponíveis para a população pessoense, o ‘Cinco Elementos’, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica); o ‘Canto da Harmonia’, localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo, e o ‘Equilíbrio do Ser’, na Avenida Sérgio Guerra, nos Bancários.
O serviço oferece aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, Tai Chi Chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, entre outras terapias.