Secretaria de Saúde implanta ouvidoria descentralizada na UPA Oceania
Rebeka Paiva
Como parte da programação alusiva a Semana do Ouvidor, que acontece até o dia 18 desse mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou a Ouvidoria descentralizada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, no bairro Manaíra. O serviço, que começou a funcionar nesta terça-feira (15), servirá como mais um canal de diálogo entre a SMS e a população.
A partir de agora, os usuários da UPA Oceania poderão registrar as sugestões, elogios, denúncias e reclamações através do telefone 160, do email upaoceania@gmail.com ou ainda presencialmente. Thatiany Coelho, diretora da UPA, destaca que a partir de agora os usuários terão suas demandas respondidas e atendidas mais rapidamente já que a ouvidoria estará dentro do serviço. “Além de maior agilidade nas respostas, o usuário poderá se sentir mais próximo do serviço e dos gestores”, ressalta.
De acordo com o Ouvidor Geral do Município, Antônio Jacome, a implantação da Ouvidoria descentralizada na UPA é importante para a consolidação da gestão e, principalmente, do SUS. “A expansão do serviço da ouvidoria facilita o acesso da população que poderá fazer o registro das suas demandas no próprio local em que foi atendida, o que garante mais comodidade ao usuário e maior celeridade para obter as respostas referentes às demandas”, comentou.
Para a servidora pública Francisca Pires, a ouvidoria dentro da UPA vai ser fundamental para melhorar o serviço. “O atendimento já é bom, mas agora vejo que pode melhorar ainda mais. É importante que os gestores estejam querendo saber o que há para melhorar”, afirmou a usuária.
Mesmo com a ouvidoria descentralizada na UPA, os registros das demandas podem ser feitos também na Ouvidoria da Saúde, que esta localizada na Av. Epitácio Pessoa e também pelo 160. “A ouvidoria é um espaço para o usuário registrar suas experiências com o serviço, desde sugestões e elogios até as reclamações. Esse espaço é fundamental para fortalecer o controle social já que através das demandas registradas a gestão pode se programar e trabalhar cada vez melhor para que o serviço prestado satisfaça as necessidades e exigências da população”, explica a ouvidora da SMS, Alcilene Figueiredo.
Ouvidoria da Saúde – O serviço funciona com base na participação direta do usuário, onde os colaboradores da Rede Municipal de Saúde registram as demandas e garantem o sigilo das identidades das pessoas. Porém, se o assunto estiver relacionado à demora de consultas, a identificação do usuário é necessária para o andamento do processo.
A comunidade pode utilizar os serviços da Ouvidoria registrando sua demanda através de telefone pelo número 160; email (ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br); por carta ou pessoalmente na sede do órgão, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, nº 1324, Torre. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.