SMS conscientiza moradores do Miramar, Cristo e Mangabeira no combate ao Aedes

Por - em 608

Luís Sousa

 

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Na manhã desta quinta-feira (17), o bairro Miramar recebe mais uma ação de combate ao Aedes aegypti. A atividade será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através dos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Tito Silva e da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, e terá início às 8h no Mercado Público do bairro. Os moradores terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a chikungunya, dengue e zika.

“A ação tem como público alvo toda a população das imediações. Queremos envolver as crianças de creches e gestantes no alerta e no combate aos focos do mosquito e na prevenção contra as doenças que o mesmo transmite. Acreditamos que juntos podemos mais e que a parceria é resultado de articulações intersetoriais no cuidado com a população”, enfatizou Lívia Sales, apoiadora da USF Tito Silva.

Outras ações – Ainda nesta quinta (17), haverá ações educativas de combate ao Aedes na USF Riacho Doce, na Avenida Ranieri Mazilli, 2530, no Cristo, a partir das 8h; e as 9h30 para as crianças da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na Rua Rita Xavier de Oliveira, Mangabeira VI.foto.Ivomar Gomes Pereira (8)

Na sexta-feira (18) as ações começam às 8h para funcionários e usuários do PACS Colinas do Sul II. Às 8h30 é a vez das gestantes da Coteminas serem capacitadas para o combate ao mosquito. Já às 10h, os alunos e professores da Escola Mecenas, no José Américo, recebem as informações de como evitar a proliferação do Aedes.

Participação – Para informações ou denúncias de possíveis focos do mosquito, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental da Prefeitura de João Pessoa no telefone 3214-5718. O cidadão pode ligar ainda para a Ouvidoria da Saúde no número 160.

Legislação – Já está em vigor a Lei Municipal nº 13.173 que estabelece medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti e de prevenção à microcefalia, além de multas para pessoas que contribuam de alguma forma para o surgimento de criadouros e proliferação do mosquito em João Pessoa. A multa é de aproximadamente R$ 600, dobrada em caso de reincidência.