Plano Municipal de Educação começa a ser entregue nas escolas da Capital
Alexandre Quintans
Membros da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa realizaram a entrega oficial, nesta quinta-feira (17), do Plano Municipal de Educação (PME) para as comissões e subcomissões responsáveis pela sistematização do documento. O encontro aconteceu no Conselho Municipal de Educação, no Centro de João Pessoa. O PME traça as metas e estratégias da educação até 2025.
A Sedec, por sua vez, já deu início à distribuição nas escolas da Rede Municipal de João Pessoa e nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). O documento, que conta com 154 páginas, tem que estar em consonância com as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
“É um documento muito importante onde temos diretrizes e metas para dar um norte para os profissionais em educação no que diz respeito à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, entre outros itens”, disse a coordenadora do PME, Telma Félix.
O PME, que obedece aos eixos do PNE como a universalização, a qualidade do ensino, a formação e valorização dos profissionais, a democratização da gestão e o financiamento da educação; tem como objetivo responder as necessidades educacionais de João Pessoa, tendo em vista a sua melhoria na qualidade do ensino para próxima década.
O Plano foi elaborado pelos integrantes do Fórum Municipal de Educação (FME), do Conselho Municipal de Educação (CME) e por comissões técnicas especializadas. Além disso, contou com a participação da população, por meio de consultas e de audiências públicas.
Metas:
1 – Educação Infantil
2 e 3 – Ensino Fundamental
4 – Ensino Médio
5 – Educação Especial
6 – Educação Integral
7 e 8 – Educação de Jovens e Adultos (EJA)
9 – Educação Profissional Técnico de Nível Médio
10 e 11 – Educação Superior
12, 13, 14 e 15 – Formação e Valorização dos Profissionais de Educação Básica
16 – Gestão Democrática
17 – Financiamento da Educação
18 – Valorização da Diversidade
19 – Educação Quilombola na Paraíba
20 – Direitos Humanos