Lavanderia Comunitária garante inclusão social e produtiva das mulheres lavadeiras

Por - em 2538

Fátima Sousasedes_lavanderia_ednagomes_fto_dayseeuzebio

Lavar e passar roupa. Esta é a rotina diária de Edna Gomes da Silva. Ela faz parte do grupo de quinze lavadeiras que trabalham e garantem o sustento da família na Lavanderia Comunitária da Comunidade Padre Hildon Bandeira, na Torre. A unidade municipal é administrada pela Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Edna tem duas filhas e três netos. Nasceu na comunidade e há mais de trinta anos ganha a vida lavando roupa. “Comecei muito jovem neste ofício. A alegria da nossa vida foi a criação desta lavanderia pela prefeitura, com as máquinas e a estrutura mais profissional, que melhorou demais a vida e o nosso trabalho”, diz a Edna.

No momento ela tem quatro lavagens a ganho por quinzena. “Faço quinhentos reais e divido com uma pessoa que me ajuda”, destaca Edna, que não esconde a satisfação do trabalho. “Aqui, além do trabalho, é muito divertido conviver com as amigas da comunidade, somos como uma família”, confessa.

Essa é a mesma rotina da senhora Maria José Gomes dos Santos. Ela conta que lava roupa desde quando o espaço ainda era um matagal. “Era um perigo isso aqui. Hoje, eu e minhas três filhas sustentamos a família com a lavagem de roupa aqui na lavanderia. Ai da gente se não fosse essas máquinas, vamos envelhecendo e a força de trabalho vai diminuindo”, lamenta.

Inclusão social -A Lavanderia Comunitária é uma unidade de inclusão social e produtiva com foco na geração de renda para as mulheres da comunidade.

Mensalmente cerca de trinta e cinco mulheres entre lavadeiras de ganho e donas de casa freqüentam a unidade. A grande vantagem é que as trabalhadoras não pagam nada para utilizar a estrutura da lavanderia. sedes_lavanderia_fto_dayseeuzebio (341)

A estrutura é completa. Tem um grande pátio com os varais, onde as roupas são colocadas para secar. Um espaço com dez máquinas profissionais, oito tábuas de passar e oito ferros de engomar, além de sete tanques para a lavagem manual e o material de limpeza.

Elas lavam roupas de famílias dos bairros de Tambauzinho, Expedicionários, Tambaú, Manaíra, Torre entre outros. “Nossa lavagem é antiga, então as pessoas fazem a propaganda boca a boca e sempre tem frequesia”, diz D. Maria de Lourdes, 73 anos. “Isso aqui é uma bênção”, considerou.

Claudenice Felipe, coordenadora da lavanderia, diz que todas são muito satisfeitas. “Na quarta-feira a lavanderia é aberta para as mulheres da comunidade lavarem a roupa da família. Tudo é organizado para que não haja choque de horário”, assinala. A localização garante a proximidade com outros bairros de característica verticais que favorecem a lavanderia de ganho.sedes_lavanderia_mariadelurdes_fto_dayseeuzebio (2)

Localização – A lavanderia fica localizada na entrada da comunidade, esquina com a Avenida José Américo de Almeida (Beira Rio), uma rua antes do hospital da Unimed, no sentido centro praia.