Obras da Beira Rio avançam e vão resolver problema histórico de alagamentos na via
Arthur Araújo
Um melhor acesso entre o Centro e os bairros da Orla e a redução dos efeitos das cheias do Rio Jaguaribe. Esse é o objetivo das intervenções em mobilidade urbana que estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na Avenida Beira Rio. As obras, que avançaram nesta terça-feira (12) com o içamento das vigas que sustentam as pontes sobre o rio, pretendem trazer mais fluidez ao tráfego de veículos e evitar transtornos durante o período chuvoso.
“A obra vai garantir um plano de trânsito mais eficiente e vai evitar os congestionamentos que se formam na região nos horários de pico, em decorrência do excesso de veículos, ou no período chuvoso, devido às cheias do Rio Jaguaribe. Ao final será possível melhorar sensivelmente o acesso aos bairros da Orla, principalmente ao Altiplano”, explicou o superintendente municipal de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga.
As pontes representam a principal intervenção do local, elevando o nível da passagem em dois metros e, consequentemente, aumentando a área de escoamento das águas do rio, que antes corriam por bueiros. A obra vai resolver um problema histórico da área, evitando que as cheias do rio alaguem o asfalto, o que causa engarrafamentos e transtornos.
Além das pontes, a PMJP vai realizar uma grande intervenção na infraestrutura e no trânsito no trecho que parte da intersecção com a Rua Angelina Balthar (Rua do Capim) e vai até o girador que dá acesso ao Altiplano. Neste segmento, a Beira Rio vai ganhar uma terceira faixa no sentido Centro-praia. Na altura da Rua do Capim, ainda será construída uma nova rotatória.
Içamento – Desde a manhã desta terça-feira (12), a Prefeitura da Capital está realizando o içamento de sete vigas que vão garantir a sustentação da nova ponte no sentido praia-Centro. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Cássio Andrade, o trabalho deve ser concluído, no mais tardar, até esta quinta-feira (14), sendo desnecessária a interdição do tráfego.
Rua do Capim – Na primeira etapa de execução do projeto, a PMJP realizou a urbanização e o recapeamento asfáltico da Rua do Capim. A via ganhou novas calçadas, acessibilidade, nova iluminação e sinalização de trânsito vertical e horizontal. Com a intervenção, os motoristas ganharam mais uma alternativa de acesso entre as avenidas Beira Rio e Epitácio Pessoa.