Projeto ‘Qualidade de Vida’ muda rotina de pessoenses na busca pela vida saudável
Max Oliveira
A prática de exercícios físicos regulares, combinada a uma rotina de hábitos saudáveis, está diretamente relacionada ao bem estar corporal e a qualidade de vida. É o que centenas de pessoenses estão descobrindo através de um projeto desenvolvido por educadores físicos voluntários, com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
É o projeto Qualidade de Vida, que em pouco mais de cinco meses de funcionamento em seis bairros da Capital, já vem promovendo melhorias na vida de muita gente. É o caso da aposentada Judite Rodrigues, 65 anos, moradora do bairro das Indústrias. Ela conta que, junto com os noventa quilos que pesava antes de entrar nas aulas de aeróbica e fazer os exercícios físicos, sofria de complicações decorrentes de uma vida no sedentarismo.
“Tinha muito problema de circulação, sentia dores nas articulações, além das taxas de colesterol estarem sempre elevadas”, diz a aposentada, que agora comemora a perda de 16 quilos. “Me sinto outra, muito mais ativa e com disposição de viver uma nova vida, mesmo aos 65 anos”, complementa.
O novo peso e as novas taxas da dona Judite são acompanhados por uma equipe composta de nutricionista e fisioterapeuta, que duas vezes na semana, visita os praticantes das unidades do projeto Qualidade de Vida, numa parceria da secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O projeto funciona nos bairros Alto do Mateus, Mandacaru, Bairro das Indústrias (Praça da Juventude e Escola Anayde Beiriz), Padre Ibiapina e Vieira Diniz. São oferecidas aulas de aeróbica, ginástica, alongamento, além do acompanhamento nutricional e fisioterápico.
Por uma causa – A parte de orientação física fica por conta de um grupo de educadores físicos voluntários, formado por quatro educadores que se uniram em prol de uma causa: a saúde.
Após perder a mãe de 42 anos, vítima de um infarto, Zé Will, educador físico da Sejer, se viu na obrigação de ajudar de alguma forma pessoas que se encontrassem num quadro de risco, vulnerável a algum problema de saúde decorrente da ausência de atividade física e hábitos saudáveis.
“Foi daí que me veio a idéia. A partir de um drama pessoal, a perda da minha mãe, decidi criar um projeto que ajudasse pessoas a buscar uma melhor qualidade de vida através da prática de exercícios e uma rotina de hábitos saudáveis. A Prefeitura de João Pessoa nos auxilia demais nesse sentido, fornecendo acompanhamento de profissionais, além de ceder os espaços e equipamentos que a gente utiliza nas aulas”, revela.
Confira os dias, locais e horários do projeto Qualidade de Vida:
Praça da Juventude, no Bairro das Indústrias – Segundas, quartas e sextas, das 17h às 18h e nas quartas e sextas também das 6h às 7h.
Ginásio da Escola Anayde Beiriz, no Cidade Verde (Bairro das Indústrias) – Quartas e sextas, das 5h30 às 6h30.
Quadra do Centro de Referência da Juventude (CRJ) no Alto do Mateus – Terças e quintas, das 17h às 18h.
Praça Comunitária Alto do Céu, no Jardim Mangueira (Mandacaru) – Terças e quintas, das 05h30 às 06h30.
Associação Comunitária do Padre Ibiapina – quartas e sextas, das 16h às 17h.
Campo de futebol do Vieira Diniz – Segundas e quartas, das 5h30 às 6h30.