Alunos da Escola Arnaldo de Barros entregam a secretária carta compromisso do OPCA

Por - em 997

Alexandre Quintansreuniao

A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, Edilma Ferreira da Costa, recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (18), os alunos da Escola Municipal Arnaldo de Barros, localizada no Bairro dos Novais. Eles vieram apresentar as ações e reivindicações elaboradas dentro Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA).

Durante a reunião, a secretária ouviu cada um dos conselheiros e assinou uma carta compromisso das prioridades que foram elaboradas pelos próprios alunos.

“Isso é um ato de democracia e cidadania porque estas crianças estão tendo a oportunidade de escolherem o que elas querem de melhor. Elas aprendem a escolher, reivindicar e cobrar”, disse o diretor adjunto da escola Arnaldo de Barros, Humberto Nóbrega.

As três principais prioridades apontadas por eles na carta compromisso foram a melhoria no laboratório de informática, climatização das salas de aula e material escolar.

“Isso é bom porque podemos escolher as prioridades da nossa escola. Nós também não só cobramos como também temos que fiscalizar para não gastar muita energia, água e que nada seja quebrado”, falou a presidente dos conselheiros, Waleska Félix de Freitas, 10 anos, aluno do 5º ano.

e77b292c-d451-499f-910c-0529840517e0A escola vem trabalhando com os alunos e com a comunidade desde o início do ano o que vem a ser o OPCA e a escolha dos representantes de cada turma da escola.

Para Edilma Ferreira da Costa esse é um momento muito importante para a secretaria. “Estamos recebendo crianças da escola Arnaldo de Barros para colocarem suas prioridades e darem suas contribuições à gestão. E recebo as demandas com muito carinho e atenção para que possamos estar garantindo os avanços que a escola precisa no olhar das crianças que é o mais importante”, afirmou.

O Orçamento Participativo Criança e Adolescente é realizado desde 2013. A iniciativa foi reconhecida nacionalmente e concorre a duas premiações por sua inovação e criatividade: o prêmio da Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) e da Rede Brasileira de Orçamento Participativo – categoria Boas Práticas.

O que é o OPCA? – Consiste em ação educativa do Orçamento Participativo (OP) juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) no Sistema Municipal de Ensino que estimula o protagonismo e o exercício da cidadania das crianças, adolescentes, possibilitando a participação cidadã dos educandos na indicação de melhorias para as escolas que estudam e nas comunidades onde residem.