‘João Pessoa em Ação’ intensifica atividades para reduzir efeitos das chuvas

Por - em 661

Mônica Melo e Arthur Araújo

A partir desta terça-feira (19) o volume de chuvas deve começar a diminuir em João Pessoa. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que antevê a continuação das precipitações até a próxima sexta-feira (22), mas em menor quantidade. “Estamos começando a voltar à normalidade após as chuvas do fim de semana, que foram mais intensas que o esperado”, explicou o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC/JP), Francisco Noé Estrela.

No fim de semana foram registrados 301,4 milímetros (mm) de chuva no intervalo de 72 horas, o que é considerado anormal. Por esse motivo, famílias tiveram que ser retiradas de suas casas em três localidades: no Bairro São José, na comunidade Tito Silva e no Engenho Velho. “Essas famílias foram encaminhadas para abrigos e estão recebendo toda a assistência necessária da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP)”, explicou Noé.

Desde a última sexta-feira (15), as atividades do projeto “João Pessoa em Ação” foram direcionadas para minimizar os danos em áreas mais sensíveis à chuva. “O prefeito Luciano Cartaxo já determinou que intensifiquemos as ações nesses locais”, relatou o coordenador.

O ‘João Pessoa em Ação’ é uma atividade conjunta que reúne a Defesa Civil as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A operação ‘João Pessoa em Ação’ está na quarta edição e já abrangeu todos os bairros da Capital.

A Defesa Civil funciona 24 horas e em caso de necessidade, a população pode entrar em contato através do número 0800-285-9020.