USF Bessa passa a funcionar em horário estendido a partir desta segunda

Por - em 1633

Rebeka Paiva

Com o objetivo de atender uma antiga demanda da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Distrito Sanitário V, estende o horário de atendimento da Unidade de Saúde da Família (USF) do Bessa, que a partir desta segunda-feira (2) passa a funcionar também das 17h até às 20h, com atendimento médico, de enfermagem e odontologia.

De acordo com a diretora do Distrito Sanitário V, Joyce Virgulino, o novo horário de atendimento garante mais acesso da população aos serviços de saúde. “Escutar a população e executar suas reivindicações é uma marca dessa gestão, que atua de forma mais participativa e assim garante mais acesso aos serviços por parte da população”, explica Joyce.

Com o novo horário os atendimentos na USF Bessa acontecerão das 7h às 11h, das 13h às 16h e das 17 às 20h. Durante o turno estendido a Unidade funcionará normalmente realizando acolhimento, acompanhamento de gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), consulta odontológica, curativo, dispensação de medicamentos básicos, dispensação de preservativos e contraceptivos, enfermagem, exame preventivo (câncer de colo de útero), médico, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez.

Serviço – Nas USFs são oferecidos serviços básicos para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) como, por exemplo, dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarréia, hipertensão leve e mal estar em geral. Além disso, as pessoas também podem procurar uma USF quando precisar fazer um curativo, nebulização ou verificar a pressão arterial.

Dentro da política de prevenção, em cada USF são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também o exame citológico, marcação de outros exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários e planejamento familiar.

Os atendimentos básicos são realizados no local, enquanto as especialidades são encaminhadas para os serviços especializados, por meio de agendamento. Para ser atendido, é necessário o usuário apresentar o cartão do SUS.