Defesa Civil tranquiliza população e avisa que volume de chuva deve diminuir durante a semana
Mônica Melo
Após um fim de semana com bastante chuva, João Pessoa inicia a semana com uma diminuição no volume de precipitações. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, a situação na cidade é tranquila, mesmo assim as ações para evitar problemas graves durante o período mais chuvoso, continuam.
“O trabalho não pára, estamos na rua trabalhando, mas a cidade já se preparou bem para as chuvas”, disse Noé Estrela. A preparação a qual o coordenador refere-se é a Operação ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’, cujo objetivo é prevenir ocorrência em áreas consideradas de risco e com possíveis pontos de alagamento durante o período chuvoso.
A ação é coordenada pela Defesa Civil Municipal e envolve as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e realiza ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.
Noé faz um comparativo com anos anteriores à Operação para mostrar o impacto que as ações tiveram na cidade. Ele lembra que em 2013, uma chuva de 210 milimestros (mm) em 72 horas deixou 500 famílias desabrigadas. No último mês de abril, no mesmo intervalo de tempo, choveu 301mm e apenas 30 famílias precisaram deixar suas casas.
A Defesa Civil trabalha 24h e atende pelo telefone 0800 285 9020. Em caso de ocorrências como deslizamentos, desmoronamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e queda de árvores, a população deve acionar a defesa civil imediatamente.