Praças públicas se tornam boa opção de lazer e de prática esportiva

Por Hellen Nascimento - em 1378

07599812-3afc-4d35-90df-659755fc3586Hellen Nascimento

Em um mundo onde as pessoas têm se isolado cada vez mais por conta da insegurança e do excesso de tecnologia, as praças públicas exercem um papel fundamental para o estímulo do convívio social. “Esse lugar é mais do que um local onde eu apenas pratico esportes, também é um espaço onde fiz grande amigos. Isso é muito legal”, é o que relata o estudante Tiago Manoel, 15 anos, que frequenta diariamente a Praça Jardim São Paulo, inaugurada em janeiro deste ano pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Localizada no cruzamento das ruas Aderaldo Silveira e Joaquim Borba Filho, o espaço conta com parque infantil, equipamentos de ginástica e mesas de jogos e é o ponto de encontro de pessoas de várias idades. Assim como a Praça Jardim São Paulo, a PMJP mantém mais de 180 praças públicas em todos os bairros da Capital.

“Eu pratico skate, mas antes da Prefeitura fazer esta praça eu tinha que ir para a orla de Cabo Branco para poder andar com mais segurança, pois não tinha espaço e corria perigo por não ter um local adequado e agora posso praticar sem problemas. Hoje, minha turma se reúne aqui todos os dias e, além do skate, conversamos sobre tudo. O melhor da praça foram os amigos que conquistei nela”, completa o estudante.9b483b34-d8c5-46b8-a203-d6a7ce318f6e

Mas além de ponto de encontro para fazer novos amigos ou colocar a conversa em dia, as praças também são um importante espaço onde o cidadão pode sair do confinamento de suas casas ou apartamentos para buscar qualidade de vida, através da prática de exercícios físicos regulares ao ar livre ou simplesmente ter um lugar agradável para passar o fim de tarde com seu animal de estimação.

É o caso da professora Maria de Fátima Macedo Rocha, 45 anos, que todo final de tarde leva sua filha Maria Clara, 10 anos, para passear com seu cachorro enquanto faz as aulas de aeróbica e demais atividades esportivas de forma coletiva. Tudo isso com acompanhamento profissional de educadores físicos do Programa João Pessoa Vida Saudável para pessoas de todas as idades.

fb73961e-c225-4892-bf38-dce15b41969e“É uma maravilha. Na minha turma, que é a das cinco horas, tem quase cinquenta pessoas de todas as idades. O calendário dos exercícios feito pelos professores é bem fiel, com dia e hora bem certinhos. Eles não falham. Só comecei a me exercitar a partir da iniciativa da Prefeitura de construir essa praça, por ser um lugar ao ar livre com toda estrutura física e de profissionais para nos atenderem”, afirmou.

“Além do mais é um incentivo para sair de casa e buscar uma vida mais saudável não apenas através da prática do esporte, mas também pela oportunidade de me socializar com as pessoas do meu bairro. E tudo isso acompanhada da minha filha que adora passear por aqui todos os dias”, comemora Maria de Fátima.