Luciano homenageia escolas de João Pessoa que conquistaram selo da Unesco

Por - em 948

A rede municipal de ensino de João Pessoa alcança novo reconhecimento internacional. Das 25 escolas públicas brasileiras que receberam o certificado de adesão ao Programa das Escolas Associadas (PEA), título reconhecido pela Unesco, três são da capital paraibana.

Para comemorar esta conquista, o prefeito Luciano Cartaxo homenageia nesta quinta-feira (05), às 10h, diretores, professores, pais e alunos das unidades em solenidade na Escola Municipal Pedra do Reino – uma das três reconhecidas pela Unesco -, no bairro do Grotão.

Além desta, receberam o selo internacional de qualidade da Unesco as escolas municipais Paulo Freire, do Jardim Veneza, e Aruanda, do bairro dos Bancários. Juntas, as três unidades atendem a mais de 1.371 alunos da rede municipal de ensino.

Dentre as práticas pedagógicas adotadas e reconhecidas como exemplares pela Unesco – que enviou representantes a João Pessoa para conhecer as experiências da rede municipal de ensino – está a da gestão compartilhada. O modelo estimula um envolvimento maior dos pais, alunos e representantes das comunidades na vida escolar, com decisões compartilhadas. A integração da escola à realidade dos bairros fortalece o papel da educação, aponta a Unesco.

“As escolas que integram o padrão internacional da Unesco adotam um novo modelo de aprendizagem, incluindo temas discutidos pelas Nações Unidas no calendário escolar. Com este título inédito, os estudantes de João Pessoa irão trabalhar questões como o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, além de outros assuntos voltados à aprendizagem intercultural”, explica o prefeito Luciano Cartaxo.

De acordo com a secretária de Educação de João Pessoa, Edilma Ferreira, a adesão das escolas do município é resultado das boas práticas pedagógicas reconhecidas por instituições com o selo da Organização das Nações Unidas (ONU). “É a primeira vez que escolas da rede pública da Capital recebem este selo da Unesco. Isso mostra que João Pessoa está no caminho certo, ao reunir outros resultados importantes no cenário internacional, como a vitória na Copa Mundial de Robótica, na China”, disse.

O PEA/Unesco consiste em criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela da cultura da paz, presente em 130 países. Esta foi a primeira vez que um representante do ensino público da Paraíba recebeu o título.

Uma das homenageadas pelo prefeito Cartaxo, a Escola Paulo Freire está passando por melhorias, dentro do programa de escolas de novo padrão da Prefeitura de João Pessoa, parte das 50 obras e ações que serão entregues pelo executivo municipal até agosto.