PMJP possui serviço para avisar sobre riscos e queda de árvores

Por Max Oliveira - em 765

Max Oliveira

Durante o período chuvoso, a Defesa Civil de João Pessoa está em alerta também com a possibilidade de queda de árvores e quebra de grandes galhos pelas ruas, praças e avenidas da Capital. Caso seja percebida qualquer situação desse tipo, a população deve entrar em contato imediatamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil pelos telefones 0800-285-9020 e 3218-6146. O número funciona 24 horas por dia e de domingo a domingo, incluindo feriados.

Nessas situações, os moradores também podem ligar para a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) nos números 3218-9208 e 0800-281-9208, e para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que atende no número 98645-8315. Além do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros no número 193.

De acordo com o diretor de paisagismo da Sedurb, Sérgio Chaves, as duas secretarias atuam em parceria realizando o trabalho para prevenir possíveis quedas de árvores, além de execução e remoção. “O trabalho acontece inicialmente com um estudo sobre as condições das árvores, onde a Semam faz um diagnóstico e emite um laudo para que a Sedurb possa realizar a poda, de acordo com cada caso. É importante que a população fique atenta e nos auxilie, já que a nossa cidade é bastante arborizada”, alertou.

Ocorrências – A Defesa Civil de João Pessoa registrou até a tarde desta segunda-feira (9) duas quedas de árvores, sendo uma na ladeira que liga os bairros de Mangabeira ao Valentina, e outra na Avenida das Trincheiras – Centro. Em ambos os casos, houve apenas pequenos danos materiais.

Monitoramento diário – Os fatores presentes nos espaços urbanos, como poluição e cupins, são os principais responsáveis por problemas em árvores. A Semam realiza o monitoramento diário das mais de 300 mil árvores existentes atualmente em logradouros públicos de João Pessoa. Já as espécies dentro de propriedades privadas são de responsabilidade do proprietário do imóvel, que pode solicitar uma visita técnica da Prefeitura. Após a visita, é emitido um parecer sobre se a árvore necessita apenas de poda, tratamento ou ser removida.

Chuvas – Até a tarde desta segunda-feira (9), foi registrado um volume de 84 milímetros (mm) e, embora considerado acima da média para o período, a Compedec não registrou ocorrências de deslizamento e desabamento. Os principais pontos de alagamentos estão sendo monitorados e acompanhados por uma equipe de várias secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que integram o ‘João Pessoa em Ação – Gestão de Riscos e Administração de Desastres’.