Passeio marca Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por - em 620

Fátima Sousa

 

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) participaram, na manhã desta quinta-feira (19), de um passeio de trem dentro do projeto “Rede nos Trilhos”. O evento marcou a passagem do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da população infanto-juvenil. Antes do embarque, houve apresentação cultural de jovens integrantes de grupos culturais da Sedes e da Arca, ONG que funciona na Ilha do Bispo.

A atividade foi organizada pela Proteção Social Básica, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Ilha do Bispo. O passeio teve início na estação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa e terminou, às 11h, na subestação da Ilha do Bispo, ocasião em que foi servido um lanche.

A coordenadora do Cras, Michele da Costa Lima, ressaltou que o projeto Rede nos Trilhos é uma tradição nas atividades da Sedes. “É um momento de visualização maior da luta pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, onde aproveitamos para sensibilizar a população para a questão que ainda é muito grave em todo o país”, afirmou.

O adolescente Josimar Lima gostou muito do passeio. Para ele, esses momentos são muito bons porque une jovens de outras unidades num mesmo sentimento. “Sempre participo das atividades, pois precisamos mostrar para a população que temos nossos direitos e que eles não devem ser violados”, argumentou.

 A ação foi realizada em parceria com a Rede Intermunicipal de Enfrentamento ao abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi) e a CBTU.