Sedes começa a Semana do Bebê no Cras da Ilha do Bispo

Por - em 719

Fátima Sousa

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria da Assistência Social e parceiros, abre a Semana do Bebê, nesta segunda-feira (23), a partir das 9h, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da Ilha do Bispo, com a exibição de um filme, seguido da palestra “ Cuidados com o Bebê”. O evento se encerra na próxima sexta-feira (28) e pretende atingir cerca de duas mil famílias do bairro e adjacências.

A ação visa trabalhar a primeiríssima infância (0 a 6 anos) e a família, tomando como foco a assistência, saúde e educação. Contempla especificamente as gestantes, mães, pais e as crianças neste ciclo de vida. O trabalho, antes limitado à Ilha do Bispo, esse ano será desenvolvido de forma integrada com os Cras de outros bairros, Centros de Referência da Educação Infantil (Creis) e escolas da rede municipal de ensino.

A coordenadora do Cras Ilha do Bispo, Michelle Lima, informa que durante toda a semana haverá visitas domiciliares, pesagens, palestras e atividades ligadas à prevenção de doenças que afetam o desenvolvimento infantil por toda sua vida. “Vamos trabalhar com mais de duas mil famílias na Ilha do Bispo, desta vez com foco no Zika Vírus, H1N1, entre outras”, diz.

Michelle considera a ação de grande importância para a comunidade. “O nosso propósito é chamar a atenção para a primeira infância. Muitos estudiosos acreditam que nesta fase tudo o que é estímulo fica registrado para um excelente desenvolvimento cognitivo comportamental destas crianças. Seguimos esse pensamento”, alega.

Segundo a coordenadora, desta vez percebeu-se a necessidade de também incluir pessoas idosas na ação, por conta da responsabilidade de cuidar dos netos, e as adolescentes, por causa da gravidez na adolescência, cada vez mais em evidência. “Enquanto as mães estão trabalhando, na maioria das vezes são as avós que cuidam dos netos, então elas também precisam ser trabalhadas neste sentido”, destaca.

Origem – O projeto “Semana do Bebê”, foi iniciado em 2014, no bairro da Ilha do Bispo. Esse ano a proposta é atingir todo o município de João Pessoa. É uma ação que teve origem numa proposta da fábrica Cimepar, localizada na Ilha, com o intuito de ajudar no desenvolvimento social da comunidade.

Conforme Michelle, a fábrica mantém o Instituto Intersement  que cuida exatamente dos projetos sociais. Eles injetam recursos financeiros na comunidade para benefício de sua população.” As palestras são proferidas por profissionais contratados que trabalham com a temática”, revela.

O Cras Ilha do Bispo fica localizado na Travessa Lopo Garro, s/n.

Contato – 3214.5479.