Alunos da Escola Leonel Brizola ganham sala especial para o aprendizado do Inglês
Alexandre Quintans
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vem ampliando os espaços para os conhecimentos. Na manhã desta terça-feira (31), a Escola Municipal Leonel Brizola, no bairro de Tambauzinho, ganhou uma sala de aula voltada para o ensinamento da língua inglesa.
“Isso mostra que hoje em João Pessoa existe uma política voltada realmente para a melhoria do ensino aprendizado do Inglês em nossas escolas municipais. Estamos atingindo mais de 22 mil alunos matriculados no ensino fundamental II da nossa rede. Hoje, a PMJP juntamente com o Consulado dos Estados Unidos são grandes parceiros que vem tentando mudar essa cultura de ensino de língua estrangeira, principalmente língua inglesa, na escola pública”, disse o diretor geral do Centro de Línguas Estrangeiras da Sedec, Jonathan Vieira.
A sala de aula passou por uma customização com a colocação de cartazes, notebooks e jogos voltados para o ensinamento proporcionando um ambiente mais comunicativo. O foco será o trabalho em grupo onde os alunos irão trabalhar bastante o lado da conversação, juntamente com a gramática.
Esse avanço no ensino da língua estrangeira está sendo possível graças a uma parceria pioneira da PMJP com o Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife onde os 160 professores de inglês da rede municipal passam por uma formação e aprendem novas técnicas de ensinar e transmitir o conteúdo.
Para a especialista do departamento do Estado Americano em língua inglesa, Diane Whaley, que é quem ministra a formação, já é possível ver um avanço no aprendizado do alunado. “Os alunos não estavam motivados anteriormente porque não tinham condições de fazer um real uso do Inglês. Só sabiam um pouco de gramática”, explicou Diane.
Ela também parabenizou a parceria. “Isso é fantástico, incrível, principalmente porque esse suporte da prefeitura através dos gestores. E os professores falam que a vida deles mudam porque os alunos estão aprendendo mais uma segunda língua”, frisou a especialista.
O estudante Natan Augusto, do 8º ano, já vem percebendo uma melhoria no conhecimento e aprova a criação de uma sala voltada para o Inglês. “Além da comunicação da professora que é muito importante com essa sala especial, já fica mais fácil para a gente absorver melhor o conteúdo”, disse ele.