Professores das salas de recursos fazem formação continuada

Por - em 785

Alexandre Quintans

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, por meio da Coordenação de Educação Especial, realizou na manhã desta sexta-feira (3) uma formação continuada com os 70 professores das salas de recursos da Rede Municipal de Ensino. O formação aconteceu no auditório da Escola Municipal Luiz Augusto Crispim, no bairro dos Ipês.

“Essa formação serve tanto para que possamos analisar e observar o quem vem sendo trabalhado no cotidiano, as dificuldades enfrentadas e colocar isso aqui para o grupo de forma a buscar uma solução para a problemática, caso exista algum problema. Além de estarem sempre se aperfeiçoando”, explicou o coordenador da Educação Especial, André Louis Carvalho dos Santos.

A palestra foi ministrada pela psicóloga clínica Maria Elrinete Monteiro, que tem uma grande experiência com o autismo. Ela falou como o professor deve ser com um aluno em sala de aula, vendo não só os aspectos pedagógicos, mas também os comportamentais.

“A Prefeitura tem saído com essas iniciativas de trazer pessoas que possam contribuir com o aprendizado e nós palestrantes também aprendemos. Quem ganha com isso é o aluno, a educação e a inclusão. Essa é uma atitude muito salutar”, afirmou Maria Elrinete Monteiro.

As salas de recursos atendem a alunos que possuem deficiência intelectual, autistas, visual, Síndrome de Down, entre outros.

Durante a formação os professores poderam expor suas experiências e dúvidas com a palestrante e demais participantes. O treinamento acontece todos os meses.

Rosicleide Diniz é professora da sala de recursos da Escola Municipal Monteiro Lobato e do Centro de Referência em Educação Infantil Arlete Almeida. Ela falou da importância de sempre estar se aperfeiçoando. “A formação é de bastante admirável porque nós da sala de recursos temos que estar sempre em constante estudo e formação continuada e esta vem para apontar caminhos diferentes e apontar nosso olhar para o público alvo da Educação Especial”, disse.