Equipes da PMJP vão orientar a população e cuidar da manutenção do Novo Parque da Lagoa

Por - em 734

Luiz Carlos Lima

Os usuários do Novo Parque Solon de Lucena contarão com uma equipe de cerca de 80 funcionários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizando a manutenção do local e dando orientação sobre o uso do Parque. A iniciativa da gestão municipal é orientar a população de como cuidar do local, utilizando o espaço público sem danificá-lo. Além dessa orientação, todos os dias, entre 6h e 22h haverá equipes de jardineiros que cuidarão da limpeza. A Guarda Municipal também estará presente 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O Novo Parque Solon de Lucena foi entregue à população no último domingo (12).

Com um vasto gramado espalhado pelas 12 praças do Parque, a PMJP coloca a disposição 25 jardineiros e 16 agentes da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) para realizarem a varrição do local. Os trabalhadores estarão no Parque, divididos em equipes, entre 6h e 22h. Neste mesmo horário também haverá equipes exclusivamente para a limpeza dos banheiros. Também haverá trabalho de limpeza no período da madrugada com equipe reduzida.

O gestor do Parque, Américo Cabral, destaca que além da limpeza, a PMJP também vai colocar à disposição 38 agentes de cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O objetivo é orientar a população de zelar pelo Parque. “É importante que todos façam sua parte. A população deve estar atenta aos cuidados com os equipamentos e o jardim. Estes agentes estarão lá orientando e informando tudo o que a população precisar”, disse.

Segurança – Uma equipe composta de 68 guardas municipais vai trabalhar no Parque da Lagoa durante 24 horas por dia. Os agentes vão se revezar em equipes que trabalharão em dois turnos: das 7h às 19h e das 19h às 7h. Os guardas estarão distribuídos por quadrante em todo Parque. Os agentes estão divididos em quatro equipes de 17 guardas, que ficarão se revezando durante a semana, garantindo assim a segurança patrimonial do local.

O coronel Marcos Marconi, comandante da Guarda Municipal, ressaltou ainda que o Parque possui duas bases de apoio, uma da Guarda Municipal e outra para Polícia Militar. “A parceria com a Polícia Militar é fundamental para garantir a segurança de todos. Segundo a legislação a Guarda Municipal deve garantir a segurança patrimonial, no entanto, também enxergamos o cuidado com as pessoas como patrimônio. No entanto, a segurança da população é atribuição da PM”, completou.