SMS realiza atividade alusiva ao Dia Nacional da Asma

Por - em 655

Ascom/Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da área técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis, realiza nesta terça-feira (21), na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM), a partir das 14h, palestras e oficinas sobre como cuidar da asma. O evento é uma parceria com o Comitê de Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Sociedade Paraibana de Pneumologia e outros.

Serão ministradas palestras sobre a asma no adulto: diagnóstico e tratamento, asma na criança e adolescente, tosse na asma e tosse crônica e oficina de trabalho sobre a utilização correta dos dispositivos inalatórios. Além das palestras haverá também distribuição de material educativo sobre o tema.

“É uma oportunidade de se debater mais sobre o assunto e dos participantes ficarem mais apropriados sobre o atendimento a pacientes asmáticos no que diz respeito ao diagnóstico, sintomas, prevalência e gravidade. Dessa forma, não só os profissionais, mas os usuários do serviço público também serão beneficiados”, afirmou Niviane Ribeiro, coordenadora da área técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SMS.

As palestras e oficinas são voltadas aos profissionais do programa de controle do tabagismo, estudantes de Medicina, médicos pneumologistas, clínicos gerais, pediatras, fisioterapeutas e enfermeiros da Atenção Básica da Rede SUS Municipal.

Asma – É uma doença inflamatória e crônica. De acordo com a intensidade e frequência dos sintomas pode ser considerada como leve, moderada e grave, mas pode ser controlada com o uso adequado dos medicamentos.

O tratamento da asma deve ser preventivo e não se restringir aos momentos de crise. Um tratamento adequado deve proporcionar ao asmático o controle dos sintomas aliado com a manutenção das atividades diárias, inclusive atividades físicas e prevenção das crises.