SMS entrega certificados a usuários que pararam de fumar este ano
Thibério Rodrigues
Em alusão ao Dia Municipal de Combate ao Fumo, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realiza nesta segunda-feira (27) a entrega de certificados para homenagear os usuários que pararam de fumar este ano nos serviços da rede municipal de saúde. O evento acontece a partir das 8h30 no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Jaguaribe.
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo, aderido pela SMS, tem o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionada ao consumo de derivados de tabaco. Para isso, o programa segue um modelo, no qual, ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde associadas às medidas legislativas e econômicas se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo e promover a cessação de fumar.
Para participar do programa, o interessado em parar de fumar deve se dirigir a um dos centros de tratamento e realizar sua inscrição ou ainda procurar a USF de sua região e será encaminhado a um dos centros especializados. Chegando a um desses locais, todos os interessados são submetidos a uma triagem, onde são colhidas todas as informações do paciente e realizados exames, inclusive o Raio X e o teste de Fargeström, feito para medir o grau de dependência química do fumante através de um questionário.
“Ficamos muito felizes com os avanços do programa de tabagismo, e pela equipe multiprofissional que temos, em fazer o diferencial e ajudar as pessoas que querem parar de fumar. O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Esse dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar”, comenta Niviane Ribeiro, coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SMS.
Niviane explica que a busca por atividades diferentes na rotina pode ajudar quando alguém deseja parar de fumar. “Para quebrar as associações que existem entre fumar e sua rotina, é necessário planejar atividades para colocar ‘no lugar do cigarro’. A pessoa deve manter seus prazeres e lazer sem o cigarro. Nesse período inicial, contudo, é melhor evitar certas situações, até que se sinta fortalecido para lidar com elas. Preencha seu tempo com algo que você realmente goste de fazer. O importante é cuidar do corpo e da mente.
Números – Segundo dados da área técnica de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da SMS, em nove anos de programa, a Rede Municipal atendeu mais de dois mil usuários. Desses, aproximadamente mil pessoas pararam de fumar.
Por que as pessoas fumam – A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, é considerada droga por possuir propriedades psicoativas. Ou seja, ao ser inalada, produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário, que pode induzir ao abuso e dependência.
O quadro de dependência resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para consumir a droga, estabelecendo-se assim um padrão de autoadministração, caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde.
Centros de Referência em João Pessoa
Cais Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra, S/N, Cristo
Telefone: 3214-2623
Cais Mangabeira – Rua Romário C. de Moraes, S/N, Mangabeira I
Telefone: 3213-1909
Cais Jaguaribe – Rua Alberto de Brito, S/N, Jaguaribe
Telefone: 3214-4075
USF Mandacaru – Rua Mascarenhas de Morais, S/N, Mandacaru Telefone: 3214-7143
CAPS AD David Capistrano – Rua José Soares, S/N, Rangel
Telefone: 3218-5244