Grupos de idosos dos Cras participam de atividades no Parque da Lagoa
Fátima Sousa
Cerca de 200 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), vivenciaram uma manhã diferente nesta quarta-feira (6). Eles participaram de atividades de lazer e esportes orientados por educadores do projeto “Vida Saudável”, no Parque da Lagoa Solon de Lucena (Parque da Lagoa). A ação, iniciada às 7h, foi encerrada às 9h, com um Café da Manhã, na Casa Amarela, complexo da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Edileuza de Araújo, 63, do Grupo ”Idosos em Ação”, do Centro de Cidadania de Mangabeira, não escondia a satisfação de participar da atividade. “É muito importante o exercício e a atividade física para a pessoa idosa. Estou gostando muito dessa iniciativa, espero que aconteçam outras vezes”, destacou. Ela participa do grupo há 5 anos.
Maria Luiz, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Ilha do Bispo, também elogiou a iniciativa. “Nós precisamos muito destas atividades. Nunca perco, só quando estou doente, mas fico muito triste quando não venho. Todas as pessoas idosas, com saúde, devem participar dos grupos de vivência da Prefeitura, para garantir sua qualidade de vida”, afirmou.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) é executado pela Sedes, através dos Cras, vinculados à Coordenadoria da Atenção Básica da Diretoria da Assistência Social (DAS). A ação fez parte do calendário de educação, lazer e saúde, desenvolvido durante todo o ano com os grupos da pessoa idosa, executado dentro da Política do Idoso.
“Foi uma mostra do que iremos realizar já antecipando a Semana Nacional do Idoso. A participação dos integrantes dos grupos na atividade superou a nossa expectativa”, evidenciou Michele Lima, coordenadora do Cras da Ilha do Bispo.
Participaram pessoas idosas dos grupos da terceira idade dos Cras do Cristo Redentor, Alto do Mateus, Cruz das Armas e Ilha do Bispo. Atualmente a Sedes trabalha com 29 grupos, integrando 439 idosos.
Serviço – O SCFV está inserido na Política da Pessoa Idosa desenvolvida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). No momento a Sedes atende 439 idosos nos grupos de convivência, trabalhando com um calendário temático durante todo o ano.