Upa Oceania garante assistência de média complexidade aos usuários do SUS na capital

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Rebeka Paivafoto Ivomar Gomes Pereira (21)

Há quase cinco anos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, localizada no bairro de Manaíra, garante assistência de média complexidade à população da Capital atendendo uma média de 12 mil pessoas por mês, entre crianças, adultos e idosos.

O serviço atua como porta de entrada espontânea de urgência e emergência e tem como objetivo complementar a assistência dos serviços de saúde, sendo uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Em conjunto com esses outros serviços, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Na UPA, são atendidos casos como febre, dores de cabeça, dores abdominais, dor lombar, dor torácica, desconforto respiratório, sangramentos, intoxicações, desmaios, diarreias, taquicardias, afogamentos, alergias cutâneas, convulsões, descompensação diabética, entre outros.

No ano de 2015 foram realizados 70.853 atendimentos, desses 15% sendo pacientes vindos de outros municípios. Desde que foi inaugurada, em dezembro de 2011, a unidade já atendeu 308.357 usuários, sendo 238.597 gerais e 69.760 pediátricos.

Dona Maria do Livramento Santos, 75 anos, é uma das usuárias da UPA. Diabética, ela precisou ser atendida na unidade por conta de uma alteração em sua taxa de glicose. “Não é a primeira vez que venho até a UPA e em todas elas fui muito bem atendida, tenho plano de saúde, mas como também tenho o cartão SUS e aqui é mais próximo da minha casa muitas vezes é mais rápido receber o atendimento aqui, que mesmo sendo público não deixa a desejar em nada ao serviço particular”, elogia a pensionista.

De acordo com Thatiany Coelho, diretora geral da UPA Oceania, assim como Dona Maria do Livramento, muitas pessoas que procuram a UPA para atendimento possuem plano de saúde. “Muitas pessoas, mesmo com plano de saúde, recorrem a UPA para serem atendidas pelo fato de aqui receberem um atendimento rápido e tão eficaz quanto em urgências particulares”, comenta.

“Nosso serviço tem como missão atender os usuários com qualidade e humanização. Trabalhamos com acolhimento e classificação de risco, onde o usuário é atendido dentro de suas reais necessidades. Com uma equipe multiprofissional e qualificada atendemos 24 horas por dia”, completa Thatiany Coelho.

Para ser atendido no serviço é importante a apresentação do cartão do SUS e um documento de identificação do paciente Ao chegar à unidade, o usuário é atendido pela recepção e em seguida encaminhado para o setor de classificação de risco. Nesta área, enfermeiros e técnicos em enfermagem realizam uma pré-consulta, levando em consideração os sintomas descritos pelo paciente. A partir dessa classificação de risco, o tipo de atendimento é identificado por meio de quatro cores.

A área vermelha corresponde aos atendimentos de emergência, a exemplo de pacientes com parada cardiorrespiratória, infarto agudo do miocárdio, convulsões ou outros casos em que precisa ser estabilizado imediatamente. Na amarela, ficam os pacientes que estão em observação e investigação do quadro clínico.

Para a área verde são encaminhados casos de urgência como diabetes descompensada, desidratação ou dores de moderada a intensa. Os usuários classificados como azul, por não se tratar de urgência e emergência, são encaminhados para as unidades de saúde da família (USF).

A UPA Oceania funciona 24h, possui 14 leitos, sendo oito para observação, três para emergência, três pediátricos e um de isolamento. Os principais atendimentos de adultos são: hipertensão, distúrbios metabólicos, febres, dor torácica, síndromes coronarianas agudas, insuficiência cardíaca descompensada e quadros virais. Já os pediátricos são: asma, pneumonia, gastroenterites, amigdalite infecciosa e quadros virais.