SMS oferece exames ginecológicos para mulheres com deficiência

Por - em 495

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem ampliando a oferta de serviços às pessoas com deficiência. Um desses serviços é o exame citológico para mulheres com deficiência, inaugurado no primeiro trimestre deste ano no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que funciona no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe.

O serviço é único na área de ginecologia na Paraíba e um dos únicos nas regiões Norte/Nordeste especializado em atender mulheres com deficiência física e dispõe de uma sala adaptada com mesa ginecológica especial para a realização de exames, a exemplo do citológico, além de uma equipe de profissionais treinados para atender às usuárias.

O exame citológico vaginal ou Papanicolau é realizado em mulheres sexualmente ativas ou maiores de 20 anos, com objetivo de detectar a tempo qualquer alteração no colo do útero. “O Papanicolau demora poucos minutos e é feito como parte de um exame ginecológico de rotina, neste serviço especificamente, o atendimento é destinado às mulheres portadoras de deficiência física que não tem condições de realizar o exame citológico nas USFs.”, destacou Tânea Lucena, coordenadora da área técnica de saúde da mulher da SMS. “Com esta iniciativa estamos ampliando o acesso aos serviços de atenção à saúde da mulher”, completou.

A unidade conta com uma mesa motorizada que pode ser ajustada à altura da cadeira de rodas, facilitando o acesso das mulheres no deslocamento sem dificuldade para realização do exame de forma adequada.

De acordo com a diretora do SAE/CTA, Sara Lucrécia, são realizados até oito exames a cada quinta-feira, mas não há demanda espontânea, é um serviço que precisa ser regulado. “As mulheres que necessitam desse exame devem procurar a USF onde será feita essa regulação. Mediante essa regulação ela é encaminhada para o SAE/CTA, onde é realizado o exame”, explica.

Atendimento – Para ter acesso ao serviço, as usuárias deverão procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) e serão encaminhadas para a realização dos exames no serviço no Cais Jaguaribe. Os atendimentos acontecem todas as quintas-feiras, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.