Profissionais da SMS orientam idosos sobre atividades físicas que melhoram a qualidade de vida

Por - em 319

Juneldo Moraes

 

João Pessoa tem mais de 83 mil habitantes com mais de 60 anos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E pensando no bem estar dessa população, a Prefeitura Municipal oferece diversas atividades físicas nas três academias de saúde e em 21 praças da cidade. Nesses espaços os idosos são orientados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre exercícios que melhoram a qualidade de vida.

Nas praças e nas academias são oferecidas aulas de ginástica, danças, circuitos, jogos esportivos e populares, além de atividades como rodas de diálogos, passeios temáticos, atividades educativas e ações preventivas. As equipes também trabalham com promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, práticas integrativas e complementares.

De acordo com a coordenadora do João Pessoa Vida Saudável, Ellen Correia, as atividades voltadas para os idosos vão além dos exercícios. “Nosso trabalho é voltado para atividades físicas e educativas em saúde para sensibilizar o idoso para práticas mais saudáveis. Além da orientação nas atividades físicas, nós orientamos sobre alimentação saudável e trabalhamos, também, com a sociabilização e a afetividade”, explica.

O João Pessoa Vida Saudável conta com 42 professores de educação física e dois coordenadores atuando em diariamente em vinte e uma praças em dois horários (das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30). “São 4.800 usuários de diversas faixas etárias, mas a maioria é de pessoas idosas. Temos muitos casais e também netos e avós fazendo atividades juntos”, conta a coordenadora do programa.

A coordenadora da área técnica de saúde do idoso da SMS, Irene Delgado, destaca a importância dos exercícios físicos para o bem estar do idoso. “O idoso que faz atividade física regular apresenta uma qualidade de vida diferenciada daquele idoso sedentário. A atividade física melhora a sociabilidade retirando-o do isolamento social, melhora o sono, ansiedade, depressão, reduzindo o uso medicações”, afirma.

 

Academias da Saúde:

 

Academia da Saúde do Geisel

Rua Miguel da Rocha Luna, Geisel.

Horário de funcionamento: 5h30 e 17h30 aulão.

Atividades multiprofissionais 7h às 11h e 14h às 17h

 

Academia da Saúde do Hernani Sátiro

Rua Doutor Maurílio de Almeida

Horário de funcionamento: das 6h as 11h e 13h as 17h30

 

Academia da Saúde do Colinas do Sul

Rua Aposentada Clotilde Maria da Conceição s/ n Gramame

Horário de funcionamento: 5h30 e 17h30 aulão.

Atividades multiprofissionais 7h às 11h e 14h às 17h