Resgate da Autoestima é uma das práticas ofertadas nos CPICs da Capital
Rebeka Paiva
A autoestima pode ser definida como a forma que enxergamos a nós mesmos. Algumas pessoas por inúmeros fatores e situações vividas acabam tendo essa estima abalada, o que reflete em todos os campos da vida. Pensando no bem-estar emocional e físico dessas pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta aos usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) a prática do Resgate da Autoestima.
A prática é realizada de forma coletiva, através de rodas de conversas, danças, vivências, cantos, troca de experiências e reflexões. É indicada para pessoas que se sintam sobrecarregadas com suas responsabilidades e que perderam seu caminho existencial.
“Os benefícios que esta prática oferece para seus praticantes vão desde o acolhimento ao esclarecimento com inspiração para que acolhidos e esclarecidos essas pessoas possam estar na vida mais leves, livres, alegres, saudáveis e inevitavelmente levem aos ambientes de convivência esses novos atributos”, explica a coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), Mônica Heyoan.
Quem busca a prática passa por um acolhimento com escuta qualificada onde é identificada qual a necessidade daquela pessoa para que seja trabalhada da melhor forma durante a prática. “Durante o Resgate da Autoestima vamos trabalhar no sentido da prevenção, manutenção ou recuperação de questões das tantas dimensões do nosso ser”, ressalta Mônica Heyoan.
Serviço – A prática é ofertada nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (CPICs) Equilíbrio do Ser, localizado no bairro dos Bancários, no Canto da Harmonia, localizado no Valentina e nos núcleos de PICs, como em algumas USFs, voltados à população, e nos Espaços de Qualidade de Vida do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e Instituto Cândida Vargas (ICV), ambos voltados exclusivamente aos trabalhadores do SUS.
Para ter acesso ao serviço basta que o usuário seja encaminhado pela Unidade de Saúde da Família (USF) ou que vá diretamente ao serviço. Para mais informações sobre essa e outras práticas o usuário pode entrar em contato diretamente com os Centros: Equilíbrio do Ser – 3214-2921; Canto da Harmonia – 3218-5877.
PICs – As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde compreendem a saúde na dimensão integral do ser, levando em consideração o equilíbrio da pessoa nos seus diferentes corpos: físico, emocional, mental e espiritual.