Maestro dá exemplo de superação e inspira estudantes da rede municipal de ensino

Por - em 838

Nayanne Nóbrega

 

Concerto Didático_EM Padre Bartolomeu de Gusmão _RafaelPassos (43)(1)Músico, professor e maestro. Formado em licenciatura em música pela Universidade Federal da Paraíba, Rodrigo Lisboa é daquelas pessoas que rege a vida com paixão pelo o que faz e sonha alto. O ex-aluno da Escola Municipal Fenelon Câmara, no Geisel, hoje é maestro da banda marcial da Escola Municipal Padre Bartolomeu de Gusmão, no Cristo Redentor.

Quando estudante da rede pública de ensino não imaginava estar regendo uma banda e nem tão pouco com um público grande formado por crianças e adolescentes. Inspirar estudantes através dos instrumentos musicais é a rotina de trabalho de Rodrigo Lisboa. “Não tem nada mais gratificante do que ver um aluno que não toca nenhuma notinha se apresentando em um concerto. É como um trabalho de formiguinha, uma nota a cada dia. Depois, todos juntos, formamos um concerto. É muito gratificante”, disse emocionado.

Ex-estudante de escola pública, filho de uma faxineira e de um motorista, Lisboa não tinha nenhum familiar músico. “Estudei minha vida toda em escola pública, da alfabetização ao ensino médio. Foi na Escola Fenelon Câmara que pude ter contado com a música, através da banda marcial. Primeiramente, tive aula de flauta doce, cujo incentivador foi o professor Beto. Depois tive contato com os instrumentos de fanfarra, foi quando me encantei com o trombone, aí fui tomando gosto e sigo tocando até hoje”, contou.Concerto Didático_EM Padre Bartolomeu de Gusmão _RafaelPassos (73)

O maestro viu na música a oportunidade de mudar sua realidade e conquistar uma carreira profissional. “Eu vi que a música podia me dá uma profissão. Ainda como estudante de escola pública, resolvi ingressar no curso de extensão em música da UFPB. Lá estudei com o grande professor Radegundis Feitosa e decidi ingressar na graduação. Em 2011 passei para licenciatura em música, logo depois ingressei no bacharelado em música e já estou concluindo minha segunda graduação na área”, explicou Lisboa.

Inspirado em seus passos, o irmão de Rodrigo Lisboa se interessou pela música e hoje é saxofonista. “Ele já está tocando na noite em alguns bares, mas também pretende fazer o curso de bacharel. Fico muito feliz com isso, pois enche nossos pais de orgulho. Eles sempre nos incentivaram e acreditaram em nosso talento”, disse.

Rodrigo Lisboa já se apresentou em várias cidades do Brasil e sonha alto. “Lisboa não ficará só no nome”, brincou o maestro.