Formando campeões: PMJP coloca em prática projetos de esportes olímpicos para população

Por - em 799

Max Oliveira

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Uma edição de Jogos Olímpicos acontece de quatro em quatro anos. Já um campeão do esporte nasce praticamente todo dia. Transformar um campeão em um medalhista olímpico, no entanto, é um desafio que pode ser encarado de frente pelo poder público. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por exemplo, desenvolve projetos nesse sentido e espera colher frutos – tanto para o esporte quanto para a vida.

O projeto ‘Abraçando o Esporte’ é uma dessas iniciativas, que oferece aulas gratuitas para centenas de crianças e adolescentes da Capital nas modalidades ginástica rítmica, ginástica artística, natação e judô, além de natação para alunos especiais e hidroginástica para adultos. A experiência foi criada em 2013 e é destinada a alunos na faixa etária entre 7 aos 14 anos.

As atividades são realizadas no complexo desportivo do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e todos os professores são devidamente capacitados para trabalharem com crianças e adolescentes. Embora o projeto, que é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), seja direcionado para atender alunos da rede pública municipal de ensino, ele se estende, também, às unidades escolares particulares.

É o caso da pequena Daniela Lauritzem, de 8 anos, que apesar da pouca idade já experimentou diversas modalidades esportivas em clubes da cidade, principalmente os privados. Mas foi no ‘Abraçando o Esporte’ que ela decidiu se dedicar a ginástica artística. De acordo com a mãe da garota, Sâmara Lauritzem, a escolha da filha reúne o útil ao agradável e agora é só incentivar a filha na carreira esportiva.

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Foto RafaelPassos-Secom/JP

“O esporte é muito importante na vida de uma criança, por isso que desde cedo eu incentivo ela a praticar. Para minha surpresa, ela mesmo que optou pela ginástica artística, mesmo depois de experimentar outros esportes como a natação. Ela está muito feliz de fazer às aulas e eu animada, porque sei que ela está sendo bem direcionada”, afirmou.

Abraçando campeões – Direção que Ana Gabriela, 19 anos, encontrou há três anos. Mesmo depois de se destacar na ginástica artística, acumulando conquistas na Paraíba e fora do Estado, a jovem quase abandonou o esporte por falta de incentivo. Convidada para integrar o projeto pelo professor Luciano Cardoso, ela voltou aos treinamentos e já se prepara para novas conquistas.

“O professor Luciano é, com certeza, o melhor professor com quem já treinei. A gente desenvolve bem a toda a parte da ginástica olímpica, tanto os adultos como as crianças. É o único meio que tenho para seguir no esporte, e já estou treinando para disputar o Campeonato Brasileiro”, destacou a jovem, uma das 80 pessoas atendidas apenas na modalidade da ginástica artística.

Natação_Cam_foto_julianasantos 113No judô também tem campeões. De acordo com o professor Adjamilson Fernandes, pelo menos três atletas já despontam com resultados satisfatórios e não deixam dúvidas de que o ‘Abraçando o Esporte’ pode ser um celeiro de futuros campeões. Gemerson Nascimento é o atual campeão paraibano na categoria até 53 quilos. Caio Bernadelli é campeão brasileiro, enquanto Gabrieli Alana conseguiu vaga para representar a Paraíba nos Jogos Escolares da Juventude.

“A prefeitura cumpre, inicialmente, o papel de formar o cidadão para a sociedade, acolhendo crianças e oferecendo o ensino do esporte. São pelo menos 65 alunos sendo atendidos no judô, que encaram o esporte como uma grande oportunidade na vida. Muitos serão grandes campeões, e outros grandes cidadãos”, destacou Adjamilson Fernandes.

Pese – Dos aparelhos de ginástica para os tatames, das piscinas para os campos de futebol. O esporte na formação cidadã é uma jogada digna do que prega o espírito olímpico. O ex-jogador de futebol Magno Cerqueira é um legítimo representante dessa mistura esporte e cidadania. Os anos no futebol profissional lhe deram a experiência para ensinar os caminhos da bola para centenas de crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Esportivo Educacional (Pese), mantido pela Prefeitura de João Pessoa.

Natação_Cam_foto_julianasantos 023A recompensa, segundo ele, veio quando foi escolhido para conduzir o símbolo maior do esporte – a chama olímpica – durante passagem por João Pessoa. “Naquele momento me veio à cabeça as coisas boas que o esporte proporcionou na minha vida e que agora estou tendo a oportunidade de compartilhar com centenas de crianças através do projeto da Prefeitura de João Pessoa”, destacou Magno.

O Pese funciona em três núcleos – Centro de Treinamentos Ivan Tomaz (Valentina), Estádio da Graça (Cruz das Armas) e Maravilha do Contorno (Cristo). São cerca de 400 crianças na faixa dos nove aos 14 anos de idade sendo atendidas com aulas de futebol gratuitas. O projeto é considerado referência como proposta esporte-educação. Para participar, os garotos precisam apenas apresentar declaração escolar atestando bom desempenho na sala de aula.

Skate na Base – Daqui há quatro anos, a cidade de Moscou, na Rússia, é que será a sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos e terá como novidade a entrada do skate como esporte olímpico. Mas em João Pessoa, centenas de garotos já fazem da modalidade um verdadeiro sonho olímpico. Eles são atendidos pelo projeto Skate na Base, desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) em quatro polos – Mangabeira, Bairro das Indústrias, Rangel e no Parque da Lagoa – Centro.

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Foto RafaelPassos-Secom/JP

São aulas gratuitas sob a coordenação dos professores Márcio Alexandre, Luana Barros, Jonharly Geninho e Carlos Eduardo (Dudu). Para participar, a garotada precisa apresentar declaração comprovando um bom desempenho escolar e termo de responsabilidade concedido pelos pais ou responsáveis. “Trabalhar lado esportivo é importante, mas a responsabilidade social é o que move o projeto”, afirma Jason Alexander, coordenador de Esportes Radicais da Sejer.

É provável que até os Jogos Olímpicos de 2020, na Rússia, os frutos plantados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio de seus projetos sociais, ainda não estarão rendendo medalhas olímpicas – ainda. Mas a sociedade paraibana estará desfrutando de campeões do esporte, e pra isso não precisa esperar quatro anos, afinal, eles nascem todo dia.

Abraçando o Esporte
Horários
Natação: segundas, quartas e sextas (manhã);
Ginástica rítmica: segundas, quartas e sextas (manhã) – 8h às 11h30 e (tarde) – 14h às 17h;
Judô: terças e quintas (manhã) – 8h às 11h e (tarde) – 14h às 17h;
Ginástica artística: terças e quintas (manhã) – 8h às 11h e (tarde) – 14h às 17h

A assiduidade, o desempenho escolar e o comportamento tanto no projeto quanto na escola regular são fortes condicionantes da permanência da criança e dos adolescentes nas atividades planejadas.

Como se inscrever – As inscrições para as modalidades são realizadas no início do ano letivo. Para tanto, os pais devem apresentar certidão de nascimento dos filhos, identidade e registro de matrícula escolar. Os documentos devem ser entregues na Coordenadoria de Esporte da Secretaria de Educação, situada no CAM. Telefone para contato: 8872-4356.